Histórico

BEM-VINDO! Neste site, você irá conhecer a Associação Educadora São Carlos.

A ASSOCIAÇÃO EDUCADORA SÃO CARLOS, constituída em 1º de maio de 1962, inicialmente sob a denominação de Sociedade Educadora e Beneficente do Sul, é uma associação sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, de caráter beneficente e filantrópico, com atuação nas áreas de saúde, educação, cultura e assistência social, regida por este Estatuto e pelas demais deposições legais aplicáveis.

A iniciativa desta fundação partiu da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo - Scalabrinianas que chegaram ao Rio Grande do Sul, no ano de 1915, com a finalidade de atender, de modo particular, pessoas migrantes fragilizadas na sua condição socioeconômica e cultural desde suas localidades de origem. Estas populações em mobilidade situavam-se em regiões periféricas do Estado, em condições precárias de sobrevivência e com dificuldades de inserção numa sociedade em vias de industrialização.

Na evolução dos anos, com as mudanças aceleradas, a população foi perdendo o seu poder aquisitivo, privando-se de bens e direitos. A AESC, então, se propôs a algumas iniciativas importantes que permitiram melhorar o nível de eficiência operacional, minimizando os impactos negativos desta conjuntura, mantendo os serviços condizentes com os resultados econômicos obtidos.

Na área da Saúde, a AESC executa através do Sistema de Saúde Mãe de Deus  serviços de saúde privada e pública nos municípios gaúchos: Porto Alegre,  Torres e Capão da Canoa. Atua em unidades hospitalares, serviços ambulatoriais, e em alinhamento com as estratégias do Ministério da Saúde.

Na área da Educação, a AESC mantém o Ensino Básico (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio) nos municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Santa Vitória do Palmar e Porto Alegre, oferecendo bolsas de estudo integrais e parciais, o que possibilita o acesso a uma educação igualitária, de acordo com as determinações legais e dos princípios institucionais.

Na área de Assistência Social, a AESC desenvolve o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes e Programas de Defesa e Garantia de Direitos e Ações socioassistenciais de forma gratuita, permanente e continuada, em parceria com instituições públicas e privadas. Participa na articulação com outras políticas públicas no atendimento aos imigrantes internacionais provenientes do Haiti e de países africanos como Senegal e Gana.

Estrutura Organizacional Estrutura Organizacional
 
Conselho de direção
 
 
Balanço social

Clique abaixo a faça o download do Balanço Social 2012, conforme nossa política de privacidade.

Donwload
Nosso endereço

Rua Carlos Bianchini, 996, Bairro Marechal Floriano. Caxias do Sul - RS - Brasil - CEP: 95013-000
Tel: 54 3204.5000