CAPS mobilizam equipes para fortalecer vínculos e gerar bem-estar no ambiente de trabalho

Entre os serviços de saúde geridos pela a AESC estão quatro unidades, em Porto Alegre, dos Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, os CAPS AD. Desde o dia 23 de março, em razão dos cuidados impostos para a contenção do coronavírus, os CAPS AD III e o CAPS AD IV desenvolvem junto às suas equipes um plano de mobilização a atenção a saúde dos 155 profissionais, respeitando as orientações das autoridades de saúde e, em paralelo, oferecendo todo suporte necessário aos usuários que recorrem a esses serviços de saúde mental. A ênfase se dá ao tratamento de pessoas com dependência de álcool, crack e outras drogas, e as ações visam, em grande parte, manter os profissionais atualizados e vinculados à missão dos serviços.

No CAPS AD III Sul Centro Sul, situado na Avenida Cavalhada, 1930, estão programadas atividades como estímulo à realização de exercícios físicos diários, visando amenizar as tensões, liberar endorfina e ainda propor alguns pequenos desafios, de acordo com o condicionamento físico dos participantes; distribuição de doces; mensagens de elogio e valorização; além de momentos de conversa diária, tanto individuais, quando em pequenos grupos, ao ar livre, para expor sentimentos, esclarecer dúvidas e gerar apoio mútuo.

O CAPS AD III Partenon Lomba do Pinheiro, na Rua Dona Firmina, 144, promove relaxamento, transformando a sala de música em um espaço para o cuidado dos trabalhadores. No local, ocorrem aulas de alongamento e de yoga, práticas de meditação e respiração. Também são realizadas rodas de conversa como tema Eu não sei dizer, nada por dizer, então eu escuto, para estimular a  expressão  de sentimentos, percepções e a troca de experiências entre os trabalhadores, contemplando também o compartilhamento de estratégias que cada um tem utilizado externamente ao trabalho (sugestões de livros, filmes, músicas e hábitos de rotina saudáveis).

Na Avenida Pernambuco, 1700, o CAPS AD III Noroeste/Humaitá/Navegantes/Ilhas organizou a atualização dos profissionais, em tempo real, com orientações das autoridades para a área de saúde mental AD, bem como os planos de contingência institucionais, com o objetivo de trazer segurança aos processos de atendimento. Também são promovidos momentos de conversa e de escuta sobre os anseios, sentimentos, percepções de cada profissional, bem como atividades manuais, como organização do ambiente e decoração com materiais já construídos em atividades do serviço (fotos, cartazes, materiais decorativos). Outro tópico inclui orientações de utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), lavagem de mãos e cuidados dentro e fora do ambiente de trabalho, ações propostas pelos componentes da CIPA.

O CAPS AD IV Centro Céu Aberto, na Rua Comendador Coruja, 97, ocorre a atualização sobre o coronavírus, com atenção ao Plano de Contingência para Enfrentamento dos CAPS AD da AESC; preparação dos profissionais com apoio dos colegas da CIPA; abordagens sobre a saúde mental o trabalhador; rodas de conversa, espaços de expressão e de relaxamento.

“As ações se somam ao conhecimento técnico, esforço e dedicação dos profissionais que estão, noite e dia na linha de frente prestando o cuidado necessário para a população. Um dos nossos desafios frente ao cenário COVID-19 é proporcionar o bem-estar das equipes”, destaca Arlete Fante, gestora de Saúde Mental da AESC.

Rolar para cima