CONFIANÇA EM MEIO A PANDEMIA PARA UMA VIDA MELHOR

Sérgio se sentiu seguro em passar por procedimento cirúrgico em meio à pandemia no Hospital

O Hospital Mãe de Deus vem reforçando, desde março, que pacientes com doenças crônicas ou que precisam passar por cirurgias eletivas não podem esperar a pandemia passar. Com processos assistenciais seguros e medidas como a adaptação de fluxos de atendimento e ambientes, dividindo a circulação entre pacientes suspeitos de Covid-19 e outras doenças, a instituição promove uma maior segurança e garante a qualidade de serviços assistenciais para que médicos e pacientes definam o melhor momento para seus procedimentos.

Em 2014, o paciente Sérgio Moreira, 64 anos, morador do bairro Menino Deus, passou por cirurgia para tratar um câncer de amígdala. Desde lá, se alimentava via sonda de gastrostomia e possui uma camara respiratória e fonatória para falar, devido ao impacto do tratamento. Há cerca de 6 meses a sonda de gastrostomia foi retirada. Permaneceu um orifício por onde vazava ácido clorídrico diariamente ocasionando queimaduras crônicas na pele do abdômen e muita dor. Sentia um intenso desconforto: “Eu não conseguia mais comer, nem andar direito eu queria”, comenta Sérgio. Foi quando ele procurou o cirurgião do Corpo Clínico do Hospital Mãe de Deus, Dr. Helil Pacheco, para um procedimento cirúrgico, no dia 25 de maio: “O paciente precisou passar por uma cirurgia por vídeo para fechar a fístula. Consistiu num grampeamento do estômago fazendo o fechamento parcial da parede do estômago com resultado muito satisfatório ”, explica o cirurgião.

Mesmo em meio à pandemia, médico e paciente se sentiram seguros no Hospital, “o médico tem que dar a segurança, o sistema é seguro, com fluxos diferenciados para procedimentos eletivos. O paciente não pode esperar. Pode ir seguro”, comenta Dr. Helil. Com histórico de atendimento no HMD, Sérgio confia na instituição: “Sempre me sinto muito tranquilo e seguro aqui. Mesmo que não morasse no bairro, eu continuaria vindo aqui”. Complementa, ainda: “Por parte dos enfermeiros e técnicos de enfermagem tive um atendimento 110%. O médico foi excelente me deixando a par de tudo, sempre”, relata Sérgio.

Após quatro dias de internação e um período de recuperação, o paciente não escondeu sua alegria: “A minha qualidade de vida depois de uma semana da cirurgia melhorou 99%. Estou me sentido tão bem, não me sentia assim há mais de 10 anos. Meu emocional melhorou demais também”, e sua gratidão: “A diferença básica do Mãe de Deus é o atendimento humanizado. Se tu chegares para um enfermeiro e pedir algo, eles dão um jeito”.

Perguntado, ainda, sobre a confiança de procurar atendimento em meio à pandemia, Sérgio aconselha: “Vem sem medo, o atendimento do Hospital é muito bom. Desde os profissionais da limpeza, médicos, enfermeiros e irmãs. Pessoas se preocupando com a tua saúde o tempo todo. Isso eleva tua moral”.

CIRURGIAS ELETIVAS

Para oferecer mais segurança aos pacientes durante este período, algumas iniciativas foram implantadas, como: a criação de um comitê composto por cirurgiões de diferentes especialidades do Corpo Clínico do Hospital, que auxiliam nas decisões a respeito de manter um serviço preparado e seguro para os pacientes; o check in no leito – para reduzir o tempo de espera, o paciente pode optar em ir direito para o quarto e seu check in é feito já no leito; triagem de sintomas gripais ao telefone e presencialmente, entre outros.

Como primeira e mais importante estratégia, o Hospital Mãe de Deus recomenda que a consulta pré-anestésica seja realizada pelo médico anestesiologista através de ferramentas à distância. A instituição solicita que todos os pacientes com procedimentos agendados tenham esta consulta realizada.

TODA SAÚDE IMPORTA

Conheça todas as iniciativas do Hospital para atender com mais segurança todos os pacientes. Clique e saiba mais! 

Rolar para cima