Com 31 anos de Mãe de Deus, a secretária da Superintendência Médica Nara Araújo tem muitas histórias para contar. “Entrei no Mãe de Deus em 1988 como recepcionista, permaneci um ano ali e depois foi substituir a secretária da Área Médica e estou aqui desde então”, conta. Fazendo uma análise destes anos todos, Nara diz que o que mais aprendeu foi se colocar no lugar de quem precisa de ajuda, seja chefias, colegas, médicos, paciente ou familiares de pacientes. “Durante todos estes anos recebi muito carinho e respeito, o qual retribuo para aqueles que precisam de mim. E procuro resolver tudo da melhor forma possível. Nestes anos aprendi também a ter lealdade com os meus colegas e principalmente com a missão da instituição”, reflete.

Nara passou por muitas diretorias médicas nestes 30 anos, e diz que aprendeu muito com cada uma delas. “Aprendi a me adaptar com as mudanças, pois cada um tem uma visão de gestão. Isso é um aprendizado para vida”. E a adaptação às mudanças foi uma das principais aliadas que a fez ter forças para enfrentar talvez um dos episódios mais difíceis da sua vida: ter recebido, em abril desde ano, o diagnóstico de câncer de mama. “Fiquei chocada, mas estava muito confiante por estar aqui dentro. Por ter sido diagnosticado no início. Recebi muito carinho das irmãs, dos médicos, dos colegas, foi muito confortante ver que todos estavam torcendo por mim. Como paciente fiquei muito segura por estar em boas mãos”, avalia.

Não antecipar resultados, não se entregar

Ela diz que um dos principais conselhos que recebeu para superar tudo isso foi não antecipar resultados, não se entregar, confiar na equipe médica. Viver uma coisa de cada vez. Tudo no seu devido tempo e com o suporte familiar. “Como o diagnóstico foi muito no início,  pois sempre fiz exames preventivos, as chances de cura eram grandes, por isso foi preciso ter calma para realizar todas as fases do tratamento. E funcionou. Hoje, depois te ter removido o tumor com uma cirurgia e ter feito radioterapia, sigo o tratamento com medicação e com os exames de diagnóstico, mas o câncer foi eliminado, vida que segue!”, revela, aliviada.

Como prevenção, Nara dá um alerta: “Tente se conhecer ao máximo. Reservar um tempo para isso. Se notar alguma alteração, é importante investigar e não deixar os exames para depois. É preciso se organizar, em função do tempo passar muito rápido é importante anotar e acompanhar as datas que os exames precisam ser realizados. Vale muito mais a pena gastar um tempo e se prevenir, depois pode ficar mais complicado”. E para quem está passando por isso, Nara aconselha: “Não tente resolver tudo sozinha, não pense que você é uma super-heroína. Tem que aceitar e procurar ajuda, uma rede de apoio, com aquelas pessoas que você se sente mais à vontade para conversar e encontrar forças para passar por tudo isso”.

Este post tem 8 comentários

  1. Parabéns, Nara, pelo teu caráter, pela tua postura, pelo tua índole, pelo teu coleguismo, mereces estar nessa posição até hoje, sempre semeastes boas sementes, portanto, tua colheita sempre será maravilhosa.
    Tenho o privilégio de tê-la em meu coração, há 30 anos.
    Abraço carinhoso.
    Carmen Claudete – HSL

  2. Hi! I know this is kind of off-topic however I had
    to ask. Does building a well-established website like yours require
    a massive amount work? I am brand new to running a
    blog however I do write in my diary every day. I’d like
    to start a blog so I can share my own experience and thoughts online.
    Please let me know if you have any suggestions or tips for brand new aspiring blog owners.

    Thankyou!

    My web-site id test club suncity

  3. Great items from you, man. I’ve understand your stuff previous to and you’re just too fantastic.
    I really like what you’ve received here, certainly like what you are saying and the best way by which you say it.
    You make it enjoyable and you still care for to stay
    it smart. I can not wait to learn much more from you.
    That is actually a tremendous site.

    my homepage – lpe88 download ios

  4. Spot on with this write-up, I seriously feel this site needs a
    great deal more attention. I’ll probably be back again to see more, thanks for the information!

    Here is my web site – sky777 11

  5. I have been exploring for a little for any high quality articles or blog posts in this kind of house .
    Exploring in Yahoo I ultimately stumbled upon this web site.
    Reading this info So i’m happy to convey that I have a very excellent uncanny feeling I came upon just
    what I needed. I so much indubitably will make certain to don?t omit this site and
    provides it a glance on a continuing basis.

    Here is my web blog – apk ex88

Deixe uma resposta

Fechar Menu