Os usuários do CAPS AD IV Céu Aberto estão praticando, semanalmente, a Bolha Terapia, uma Prática Integrativa e complementar do Grupo terapêutico “O cuidado em Saúde no cotidiano. As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do SUS são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

A utilização de bolhas de sabão e música (violão), como abordagem terapêutica no sistema de cuidado, estimula mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde, como a população atendida no CAPS AD IV. Esse grupo estimula as memórias afetivas da infância e proporciona momentos de felicidade e prazer do cotidiano. Sendo marcado por descobertas de novos prazeres em vidas permeadas pelo uso abusivo de drogas e a situação de rua. Uma usuária ao chegar no grupo diz “eu usava drogas para fugir da realidade” (sic) e “existem outras formas de fugir da realidade, a arte é uma delas”.

Os usuários gostam muito do grupo e se organizam com entusiasmo para o dia, pois as bolhas proporcionam além dos novos prazeres, a lidar com a frustração, a substituir sintomas depressivos por novas motivações para a vida, a descoberta, o estabelecimento de vínculos e a criatividade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu