QUEM SOMOS

A Associação Educadora São Carlos (AESC) é uma instituição focada na saúde e na educação. Por meio dos seus estabelecimentos hospitalares e ambulatoriais e seus colégios, promove ações educativas de prevenção e busca assegurar os direitos socioassistenciais para melhorar a qualidade de vida da população. 

Missão

Prestar serviços em saúde, educação, e desenvolver projetos de responsabilidade social com qualidade, competência e sustentabilidade.

Visão

Ser uma Instituição sustentável e inovadora, nas áreas da saúde, educação e projetos de responsabilidade social, com práticas de governança corporativa e lideranças empreendedoras.

Valores

Ética – Respeitar a vida, a dignidade e os direitos das pessoas, agindo com honestidade, transparência, Acolhida, Solidariedade, Fraternidade, Promoção Humana, Cidadania, Participação, Justiça e Universidade.

Competência – Atuar com conhecimento, habilidades e atitudes para o exercício qualificado das diferentes funções, com foco na realização dos resultados.

Sustentabilidade – Buscar a continuidade da Instituição, de forma ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita.

Dados – Quantas pessoas: em torno de 4100.

Conhecimento – Adquirir, sistematizar e fomentar o conhecimento para fundamentar, aprimorar e inovar os processos organizacionais.

Profissionalismo – Atuar com competência técnica, comprometimento, responsabilidade e em conformidade com os princípios que reagem a sua profissão para que as metas e os objetivos da Instituição sejam alcançados.

Pilares: 

  • Crescimento sustentável
  • Ética
  • Vocação em acolher
  • Pessoas

Segmentos de atuação

Na área da Saúde

A AESC oferece serviços hospitalares e ambulatoriais de alta e média complexidade, para os segmentos de saúde provada (particular e convênios) e de saúde pública (SUS) – em articulação com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul – nos municípios gaúchos de Porto Alegre, Torres e Capão da Canoa. Todas as operações nesse segmento obedecem às determinações e estratégias do Ministério da Saúde.

Na área da Educação

A AESC mantém unidades de Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – nos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Farroupilha e Santa Vitória do Palmar. São vagas para o segmento privado e oferta de bolsa de estudo integrais e parciais para alunos em condição de vulnerabilidade, o que possibilita o acesso a uma educação igualitária, conforme determinação legais e princípios institucionais.

Programas de Responsabilidade Social

Promove e dissemina junto às comunidades de entorno dos estabelecimentos da AESC, os valores e princípios institucionais, por meio de ações de livre iniciativa voltadas ao protagonismo, emancipação, e orientação de itinerários para acesso aos serviços do Estado. 

Congregação

Fundada em 1962, sua sede fica em Caxias do Sul (RS). Sua origem se deve à Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, que, presentes no Rio Grande do Sul desde 1915, vieram com a finalidade de atender, de modo particular, pessoas migrantes fragilizadas na sua condição socioeconômica e cultural desde suas localidades de origem.

Governança

Diretoria

Ir. Elena Ferranini – Presidente
Ir. Nadir Contini – Diretora Vice-Presidente
Ir. Valdérez Bergozza – Diretora Tesoureira
Fernando de Barros Barreto – Superintendente Geral

CSC & Projetos

Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é uma unidade da organização que consiste em um ambiente nos quais diversas atividades de backoffice são executadas com foco na excelência da prestação de serviços e atendimento aos clientes internos da corporação no prazo adequado, buscando padronização dos processos, produtividade e melhoria na qualidade dos serviços prestados. Assim, maximizando a utilização de seus recursos através de controles de eficiência, eficácia e efetividade.

Nosso CSC é composto pelas áreas:

  • Assessoria Jurídica
  • Comunicação Corporativa
  • Compras
  • Contabilidade
  • Controladoria de Operações
  • Gestão do CSC & Projetos
  • Governança, Riscos e Compliance (GRC)
  • Faturamento
  • Filantropia e Registros
  • Finanças
  • Patrimônio
  • Gente e Desenvolvimento
  • Tecnologia e Soluções

Projetos

Referência em segurança do paciente e qualidade assistencial no segmento de saúde, a AESC alia tecnologia e inovação para gerar agilidade e melhorias em seus processos diariamente. O projeto Checagem na Beira do Leito, desenvolvido pela equipe multidisciplinar das áreas de Projetos e Tecnologia e Soluções da AESC e Farmácia e Enfermagem do Hospital Mãe de Deus, possibilita que prescrições médicas e informações do paciente sejam rapidamente consultadas, aumentando a precisão das informações e agilizando atividades administrativas do corpo médico e assistencial. 

Por meio de 60 notebooks que abrangem todos os leitos das unidades de internação alfa e beta do Hospital Mãe de Deus, todas informações dos pacientes podem ser consultadas a beira do leito pela equipe de enfermagem, como horário e prescrição correta de medicamentos, garantindo a segurança dos procedimentos e dos pacientes. A rastreabilidade de informações em todas as fases do processo proporciona o controle inteligente de medicamentos e a rápida identificação para troca de lotes, reduzindo desperdícios e otimizando os recursos. Além disso, propicia a redução de impressão de folhas dentro do Hospital.

Fechar Menu