QUEM SOMOS

A Associação Educadora São Carlos (AESC) é uma instituição focada na saúde e na educação. Por meio dos seus estabelecimentos hospitalares e ambulatoriais e seus colégios, promove ações educativas de prevenção e busca assegurar os direitos socioassistenciais para melhorar a qualidade de vida da população. 

Missão

Prestar serviços em saúde, educação, e desenvolver projetos de responsabilidade social com qualidade, competência e sustentabilidade.

Visão

Ser uma Instituição sustentável e inovadora, nas áreas da saúde, educação e projetos de responsabilidade social, com práticas de governança corporativa e lideranças empreendedoras.

Valores

Ética – Respeitar a vida, a dignidade e os direitos das pessoas, agindo com honestidade, transparência, Acolhida, Solidariedade, Fraternidade, Promoção Humana, Cidadania, Participação, Justiça e Universidade.

Competência – Atuar com conhecimento, habilidades e atitudes para o exercício qualificado das diferentes funções, com foco na realização dos resultados.

Sustentabilidade – Buscar a continuidade da Instituição, de forma ecologicamente correta, economicamente viável, socialmente justa e culturalmente aceita.

Dados – Quantas pessoas: em torno de 4100.

Conhecimento – Adquirir, sistematizar e fomentar o conhecimento para fundamentar, aprimorar e inovar os processos organizacionais.

Profissionalismo – Atuar com competência técnica, comprometimento, responsabilidade e em conformidade com os princípios que reagem a sua profissão para que as metas e os objetivos da Instituição sejam alcançados.

Pilares: 

  • Crescimento sustentável
  • Ética
  • Vocação em acolher
  • Pessoas

Segmentos de atuação

Na área da Saúde

A AESC oferece serviços hospitalares e ambulatoriais de alta e média complexidade, para os segmentos de saúde provada (particular e convênios) e de saúde pública (SUS) – em articulação com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul – nos municípios gaúchos de Porto Alegre, Torres e Capão da Canoa. Todas as operações nesse segmento obedecem às determinações e estratégias do Ministério da Saúde.

Na área da Educação

A AESC mantém unidades de Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio – nos municípios gaúchos de Caxias do Sul, Farroupilha e Santa Vitória do Palmar. São vagas para o segmento privado e oferta de bolsa de estudo integrais e parciais para alunos em condição de vulnerabilidade, o que possibilita o acesso a uma educação igualitária, conforme determinação legais e princípios institucionais.

Programas de Responsabilidade Social

Promove e dissemina junto às comunidades de entorno dos estabelecimentos da AESC, os valores e princípios institucionais, por meio de ações de livre iniciativa voltadas ao protagonismo, emancipação, e orientação de itinerários para acesso aos serviços do Estado. 

Congregação

Fundada em 1962, sua sede fica em Caxias do Sul (RS). Sua origem se deve à Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, que, presentes no Rio Grande do Sul desde 1915, vieram com a finalidade de atender, de modo particular, pessoas migrantes fragilizadas na sua condição socioeconômica e cultural desde suas localidades de origem.

Governança

Diretoria

Ir. Lucia Boniatti – Diretora Presidente
Ir. Elena Ferrarini – Diretora Vice-Presidente
Ir. Lourdes Terezinha Barbieri – Diretora Financeira 
Walmir Batista de Moraes – Diretor Executivo Corporativo

CSC & Projetos

Centro de Serviços Compartilhados (CSC)

O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) é uma unidade da organização que consiste em um ambiente nos quais diversas atividades de backoffice são executadas com foco na excelência da prestação de serviços e atendimento aos clientes internos da corporação no prazo adequado, buscando padronização dos processos, produtividade e melhoria na qualidade dos serviços prestados. Assim, maximizando a utilização de seus recursos através de controles de eficiência, eficácia e efetividade.

Nosso CSC é composto pelas áreas:

  • Assessoria Jurídica
  • Comunicação Corporativa
  • Compras
  • Contabilidade
  • Controladoria de Operações
  • Gestão do CSC & Projetos
  • Governança, Riscos e Compliance (GRC)
  • Faturamento
  • Filantropia e Registros
  • Finanças
  • Patrimônio
  • Gente e Desenvolvimento
  • Tecnologia e Soluções

Projetos

Referência em segurança do paciente e qualidade assistencial no segmento de saúde, a AESC alia tecnologia e inovação para gerar agilidade e melhorias em seus processos diariamente. O projeto Checagem na Beira do Leito, desenvolvido pela equipe multidisciplinar das áreas de Projetos e Tecnologia e Soluções da AESC e Farmácia e Enfermagem do Hospital Mãe de Deus, possibilita que prescrições médicas e informações do paciente sejam rapidamente consultadas, aumentando a precisão das informações e agilizando atividades administrativas do corpo médico e assistencial. 

Por meio de 60 notebooks que abrangem todos os leitos das unidades de internação alfa e beta do Hospital Mãe de Deus, todas informações dos pacientes podem ser consultadas a beira do leito pela equipe de enfermagem, como horário e prescrição correta de medicamentos, garantindo a segurança dos procedimentos e dos pacientes. A rastreabilidade de informações em todas as fases do processo proporciona o controle inteligente de medicamentos e a rápida identificação para troca de lotes, reduzindo desperdícios e otimizando os recursos. Além disso, propicia a redução de impressão de folhas dentro do Hospital.

Relatório AESC 2013 - 2020

Ao longo do segundo semestre de 2020, em meio ao ápice da pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, um projeto institucional da Associação Educadora São Carlos rompeu o campo das ideias e ganhou vida. Muito além de um grupo de textos, depoimentos, gráficos e imagens, a publicação que você tem a oportunidade de desfrutar é resultado de múltiplas vozes.

Recuperamos nesta obra um período recente e marcante na história da AESC. O projeto de transformação que teve sua gênese há dez anos se materializou gradualmente, superando desafios, mudanças de legislação, crises econômicas, políticas e sanitárias, sem nunca perder o foco. Nesse período, agregou parceiros, integrou e deu protagonismo às pessoas, entendendo que a partir delas as aspirações se concretizariam.

Fechar Menu