Para contribuir com o tratamento de dependentes químicos de álcool e outras drogas, a AESC faz a gestão de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): CAPS Partenon Lomba do Pinheiro AD III, CAPS Sul Centro-Sul AD III, CAPS Noroeste, Humaitá, navegantes, Ilhas  AD III e CAPS AD IV Centro Céu Aberto. Os CAPS oferecem cuidados em saúde mental nas comunidades e têm o papel de reduzir o número de internações hospitalares. 

A AESC mantém na sua gestão os CAPS AD III e IV: 

Para o tratamento de usuários e dependentes químicos de crack, álcool e outras drogas, a AESC faz a gestão de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, por meio do Termo de Colaboração n º 67.834 e seguindo as orientações da Política Municipal e Estadual de Saúde Mental e as Diretrizes do Ministério da Saúde.

As estruturas de AD III possuem 12 leitos e recebem pacientes até as 20h. Já o CAPS AD IV,  que foi o primeiro nesse formato a ser inaugurado no Brasil, conta com 20 leitos e psiquiatra para atendimento a pacientes 24 horas por dia.

  • CAPS AD III Partenon Lomba do Pinheiro
  • CAPS AD III Sul Centro-Sul 
  • CAPS AD III Noroeste, Humaitá, Navegantes, Ilhas
  • CAPS AD IV Centro Céu Aberto. 

CAPS AD III

Os CAPS AD III oferecem cuidados em saúde mental para usuários e dependentes químicos adultos, com abrangência nas comunidades das suas regiões com o desafio de minimizar o número de internações hospitalares na área da dependência química no município de Porto Alegre. 

Importante destacar que, nos CAPS AD III, há ambientes com design inovadores projetados para cada atividade.  
A sua estrutura conta com doze camas para retaguarda e permanência de usuários por até 15 dias.  As atividades coletivas e individuais são desenvolvidas em espaços mobiliados, equipados e climatizados proporcionando a ambiência necessária para a segurança e qualidade dos atendimentos. 

Conta com uma equipe multiprofissional (médico psiquiatra, médico clínico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional, técnicos de enfermagem, administrativo, higienizador) em escala nas 24 horas do dia.

As equipes trabalham na recuperação dos usuários por meio das atividades coletivas e/ou individuais prevalecendo o projeto terapêutico singular (para cada usuário), conforme as premissas orientadas pelo Projeto Técnico Assistencial do serviço.

ENDEREÇOS

CAPS AD III Partenon Lomba do Pinheiro

  • Rua Dona Firmina, 144 - Porto Alegre/RS
  • 51 3230.6360 · 3230.6361

CAPS AD III Sul/Centro-
Sul

  • Av. Cavalhada, 1930 - Porto Alegre/RS
  • 51 3230.6364 · 3230.6365

CAPS AD III Noroeste/ Humaitá/ Navegantes/ Ilhas

  • Av. Pernambuco, 1700 - Porto Alegre/RS
  • 51 3230.6362 · 3230.6363

HORÁRIOS

Recebem pacientes das 08:00 às 20 horas de segunda a sexta feira.  Nos demais horários da semana e aos sábados, domingos e feriados são realizados os acolhimentos e os encaminhamentos a todos que acessam o serviço, além do atendimento interno aos usuários em camas de retaguarda e permanência.

Os CAPS AD III não necessitam de agendamento ou encaminhamento, todo o usuário e ou dependente químico, pode acessar diretamente o serviço.

O CAPS AD IV Centro Céu Aberto

É o primeiro CAPS AD nesta modalidade a ser inaugurado no Brasil. Atende usuários com transtornos mentais relacionados ao uso de crack, de álcool e de outras drogas. É um serviço pioneiro no país, que conta com 20 leitos. 

Essas camas são divididas em dois ambientes com características diferentes, mas totalmente interligadas. Os leitos do primeiro andar são voltados a atendimentos de situações de crise, que incluem intoxicações, síndromes de abstinência, agitação psicomotora, exposição moral. No segundo andar, há leitos destinados aos usuários que estão em melhores condições de autonomia, onde ficam em permanência até que possam se reorganizar em questões de saúde, sociais, retomada de laços familiares, entre outras questões. 

O CAPS AD IV é voltado preferencialmente aos moradores em situação de rua. Sua instalação é propositadamente em um local onde a cena de uso de drogas, aproximando a equipe de saúde ao ambiente do paciente, acolhendo aquele paciente que dificilmente buscaria atendimento por si só. Localiza-se na Rua Comentador Azevedo, 97. Com médico psiquiatra para atendimento 24 horas por dia tem em sua retaguarda uma potente equipe com 61 profissionais que se distribuem em escalas nas 24 horas do dia. 

O CAPS AD IV está totalmente integrado a rede municipal de saúde, o que proporciona o cuidado compartilhado nas diversas necessidades desses usuários. Cabe destacar que, desde a implantação do serviço, é notória a aproximação de pacientes que sempre estiveram marginalizados dos atendimentos de saúde, como a população trans, que está em plena adesão aos serviços disponibilizados pelo CAPS AD IV.

ENDEREÇO

Rua Comendador Azevedo, 97 - Floresta, Porto Alegre - RS, 90220-150

  • Rua Comendador Azevedo, 97 - Porto Alegre/RS
  • 51 3230.6366 · 3230.6367

NOTÍCIAS DOS CAPS AD

ESPAÇO MULTIMÍDIA 

Conheça o serviço dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), localizados em Porto Alegre. Com atenção especial às pessoas com dependência química, os quatro CAPS AD cumprem o papel de contribuir no apoio à ressocialização de usuários e orientação às famílias.

Fechar Menu