CAPS AD III NHNI Pernambuco e CAPS AD IV Centro Céu Aberto recebem doação de computadores do Sicredi
No dia 17 de julho, recebemos uma doação significativa de 15 computadores do Sicredi para os CAPS AD atingidos pela ...
Para contribuir com o tratamento de dependentes químicos de álcool e outras drogas, a AESC faz a gestão de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): CAPS AD III Partenon Lomba do Pinheiro, CAPS AD III Sul/Centro-Sul, CAPS AD III Noroeste, Humaitá, Navegantes, Ilhas e CAPS AD IV Centro Céu Aberto. Os CAPS oferecem cuidados em saúde mental nas comunidades e têm o papel de reduzir o número de internações hospitalares.
A AESC mantém na sua gestão os CAPS AD III e IV:
Para o tratamento de usuários e dependentes químicos de crack, álcool e outras drogas, a AESC faz a gestão de quatro Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, por meio do Termo de Colaboração nº 67.834 e seguindo as orientações da Política Municipal e Estadual de Saúde Mental e as Diretrizes do Ministério da Saúde.
Os CAPS AD III oferecem cuidados em saúde mental para usuários e dependentes químicos adultos, com abrangência nas comunidades das suas regiões com o desafio de minimizar o número de internações hospitalares na área da dependência química no município de Porto Alegre.
Importante destacar que, nos CAPS AD III, há ambientes com design inovadores projetados para cada atividade. A sua estrutura conta com 12 camas para retaguarda e permanência de usuários por até 15 dias. As atividades são desenvolvidas em espaços mobiliados, equipados e climatizados, proporcionando a ambiência necessária para a segurança e qualidade dos atendimentos.
Conta com uma equipe multiprofissional (médicos clínicos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos, terapeutas ocupacionais, administrativo e higienização) em escalas. As equipes trabalham na recuperação dos usuários por meio de atividades coletivas e individuais, prevalecendo o projeto terapêutico singular (para cada usuário), conforme as premissas orientadas pelo Projeto Técnico Assistencial do serviço.
Recebem pacientes das 08h às 20h, de segunda a sexta-feira. Nos demais horários da semana e aos sábados, domingos e feriados, são realizados os acolhimentos e os encaminhamentos a todos que acessam o serviço, além do atendimento interno aos usuários em camas de retaguarda e permanência.
Os CAPS AD III não necessitam de agendamento ou encaminhamento, todo o usuário e ou dependente químico pode acessar diretamente o serviço.
É o primeiro CAPS AD nesta modalidade a ser inaugurado no Brasil. Atende usuários com transtornos mentais relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas. É um serviço pioneiro no país.
Os atendimentos são voltados para situações de crise, que incluem intoxicações, síndromes de abstinência, agitação psicomotora e exposição moral. Também destinam-se a usuários que estão em melhores condições de autonomia, onde ficam em permanência até que possam se reorganizar em questões de saúde, sociais, retomada de laços familiares, entre outras questões.
O CAPS AD IV é voltado, preferencialmente, aos moradores em situação de rua. Sua instalação é propositadamente em um local onde há cena de uso de drogas, aproximando a equipe de saúde ao ambiente do paciente, acolhendo aquele que dificilmente buscaria atendimento por si só. Com médico psiquiatra, tem em sua retaguarda uma potente equipe com profissionais que se distribuem em escalas.
O CAPS AD IV está totalmente integrado à rede municipal de saúde, o que proporciona o cuidado compartilhado nas diversas necessidades desses usuários. Cabe destacar que, desde a implantação do serviço, é notória a aproximação de pacientes que sempre estiveram marginalizados dos atendimentos de saúde, como a população trans, que está em plena adesão aos serviços disponibilizados pelo CAPS AD IV.
Conheça o serviço dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), localizados em Porto Alegre. Com atenção especial às pessoas com dependência química, os quatro CAPS AD cumprem o papel de contribuir no apoio à ressocialização de usuários e orientação às famílias.