Previous
Next
O Hospital Santa Luzia (HSL), filial da Associação Educadora São Carlos (AESC), é referência para moradores da cidade de Capão da Canoa e região, que compreende os municípios de Itati, Maquiné, Xangri-Lá, Capão da Canoa e Terra de Areia, além do suporte aos demais municípios do Litoral Norte, em especialidades como traumatologia, neurologia, otorrinolaringologia, neurocirurgia e pediatria.

ESPECIALIDADES E SERVIÇOS
O Hospital é um serviço de portas abertas, com atendimento à Urgência e Emergência nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Traumatologia, Cirurgia Geral e Anestesiologia de forma ininterrupta, nas 24 horas do dia, todos os dias do ano.
Também se destacam os serviços de cuidado aos Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), análises clínicas, radiologia (raio-x e mamografia), tomografia computadorizada e endoscopia.
O novo tomógrafo, em operação desde novembro de 2023, é um dos melhores equipamentos da região, capaz de promover diagnósticos mais precisos e orientadores de melhores tratamentos.

ATENDIMENTOS
O Hospital Santa Luzia tem oferta de cuidados às pessoas que acessam com recursos próprios (particular), convênios (operadoras de saúde) e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), esse último por meio de contrato de complementação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Quase 75% dos atendimentos ocorrem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com leitos regulados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), responsável pela pesquisa de disponibilidade e transferências de pacientes, sempre que necessário. Convênios e particulares representam 25% dos atendimentos.

PRINCIPAIS CONVÊNIOS ATENDIDOS
Unimed, IPE Saúde, Sulmed, Bradesco Saúde e CCG – Centro Clínico Gaúcho

HSL EM NÚMEROS

  • 101 leitos (total)
  • 10 leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
  • 116 médicos do Corpo Clínico 381 colaboradores
  • 444 internações/mês (média, incluindo cirurgias e partos)
  • 3.600 mil atendimentos ambulatoriais/mês

HISTÓRICO
Fundado em 1963, o HSL era propriedade das Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência – Província Nossa Senhora Aparecida, de Porto Alegre. Em 1996, houve uma proposta de doação à Província Imaculada Conceição da Congregação, das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.
No dia 10 de setembro de 1996, em Capão da Canoa, ocorreu a cerimônia de transição do hospital, com a presença da comunidade, de autoridades, das irmãs da Congregação e das irmãs da Província Nossa Senhora Aparecida.
Reorganizado e qualificado os serviços de atendimento à saúde passaram a contar com novos equipamentos e adequações de ambientes, para a oferta de um hospital municipal capaz de dar suporte à comunidade e possibilitar o manejo de eventos de média complexidade, com segurança e tempo para transferências aos grandes centros, nos casos de alta complexidade.
Em 2023, tiveram início as celebrações dos 60 anos do Hospital Santa Luzia, com homenagens públicas em reconhecimento à relevância da instituição para a região e a qualificação da estrutura, com a entrega de um novo tomógrafo pelo Governo do Estado.

  • Rua Dom Luiz Guanella, 2864 - Bairro Girassol, Capão da Canoa - RS, Brasil. CEP: 95555-000
  • 51 36657115 ou 3665-7100​
Fechar Menu