Parte teórica ocorre no CAM, e etapa prática será nos hotéis parceiros / Foto: Brun Filmes – Emmanuel Denauí

A AESC, por meio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em Caxias do Sul, promove no período de 3 a 21 de fevereiro o Curso de Qualificação Laboral e Cultural para Imigrantes e Refugiados. O objetivo é capacitar, ao longo de 60 horas, pessoas para atuarem na função de camareiros em estabelecimentos hoteleiros. A iniciativa tem a parceria dos hotéis Ibis Caxias e Samuara, com o suporte financeiro da Diocese de Caxias do Sul. A turma tem 20 vagas, as inscrições estão abertas e devem ser realizadas diretamente no CAM (Rua Professor Marcos Martini, 1.600 – Bairro Marechal Floriano), das 13h às 18h, até o dia 30 de janeiro.

 

Critérios de seleção

Para os candidatos à capacitação, serão considerados os seguintes critérios de seleção a) ser imigrante ou refugiado; b) saber se comunicar em português; c) ter ensino médio completo ou em andamento. As duas primeiras semanas de treinamento, com orientações teóricas, ocorrerão na sede do CAM. Além dos aspectos técnicos, como procedimentos de limpeza e higienização de quartos, de cozinhas e de restaurantes, serão trabalhadas, em todas as aulas, a conversação, a cultura caxiense e a legislação trabalhista. A etapa final, dedicada à prática, será oferecida nos dois hotéis parceiros.

 

De acordo com a Irmã Celsa Zucco, diretora do CAM, a proposta é qualificar laboral e culturalmente migrantes que não possuem renda. “Nosso grande objetivo é proporcionar aos migrantes uma oportunidade para que tenham mais facilidade de inserção no mercado de trabalho, preparando-os e apresentando-os aos empresários locais, para que possam obter renda pelos seus próprios esforços. Para isso, temos o apoio das entidades e empresas sensíveis a essa causa”, destaca a gestora.  Ao final do curso, está previsto um evento que aproxime as pessoas capacitadas das áreas de recrutamento e seleção de hotéis da região serrana.

Deixe uma resposta

Fechar Menu