Dr. Luiz Fernando Tavares, Diretor Clínico do Hospital Santa Luzia / Foto: Arquivo Pessoal

O Dia do Médico, celebrado no último domingo, 18 de outubro, marcou o reconhecimento à classe profissional que é movida diariamente pelo cuidado e pela missão de salvar vidas. Em 2020, esse cuidado dos médicos foi com os pacientes, em relação a um vírus desconhecido e à sua própria integridade, física e mental, para seguir cumprindo um papel indispensável à sociedade. Ciente do cenário ainda incerto por conta do novo coronavírus, o pediatra Luiz Fernando Tavares, diretor clínico do Hospital Santa Luzia, destaca os aprendizados da pandemia e alerta para as precauções necessárias por parte da população.

Questões como o retorno das aulas presenciais nas redes pública e privada mantêm o médico atento, pois essa faixa etária corresponde ao seu perfil de paciente. Desde 2011, ele trabalha em Capão da Canoa como médico na Emergência Pediátrica do HSL. Dr. Tavares lembra que esse ano, com a população pediátrica em idade escolar realizando ensino a distância, houve uma grande redução na incidência de doenças comuns da infância, como otites, amigdalites e gastroenterites e bronquites, que são em grande parte infecciosas.

“O retorno das atividades escolares é um grande termômetro para avaliarmos o grau de transmissão comunitária ainda presente do vírus. Todas a medidas de precaução devem ser adotadas para diminuir o risco de transmissão. Reforçar entre as crianças a importância da higiene das mãos, dos objetos e dos materiais escolares deve receber especial atenção dos pais e professores”, destaca o pediatra.

Lições da pandemia

Até o final de agosto, dados do Ministério da Saúde apontaram 257 mil profissionais da saúde infectados pelo novo coronavírus, e houve mais de 200 óbitos. Para o Dr. Luiz Fernando Tavares, o grande aprendizado da pandemia é sobre a importância da utilização dos equipamentos de proteção individual frente ao atendimento de casos com sintomas respiratórios e infecciosos. Ele também destaca outra lição positiva. “Se familiarizar e desenvolver novos meios de atender os pacientes sem contato físico – por vídeo chamadas e mídias digitais, também será um grande legado dessa pandemia”, avalia.

O uso de tecnologias de mídias abriu espaços para atendimento médico remoto. A adaptação ainda é um grande desafio para a nova geração de médicos, treinada para fazer o diagnóstico realizando contato físico, verbal, visual, tátil e olfativo. “Com o paciente distante, no atendimento online, as novas tecnologias nos exigem um diagnóstico sem encostar nas pessoas, o que sempre foi inadmissível até meses atrás”, reflete. 

Saúde Pública

De acordo com o diretor clínico do Hospital Santa Luzia, o SUS sairá fortalecido após a pandemia da Covid-19, por ter se apresentado resolutivo e com grande capacidade de redimensionamento de sua estrutura. “Houve o aumento de até um terço na oferta de leitos de UTI adulto, leitos de retaguarda para os egressos da UTI e implantação de centros de triagem de diagnóstico e tratamento. Ficou evidente, também, a necessidade de um sistema de saúde pública bem estruturado de maneira perene, e o quanto a educação e o comportamento da sociedade pode interferir na saturação e nos gastos dos sistemas de saúde”, ressalta.

Dia do Médico

A data de 18 de outubro, este ano, teve novo significado. Encarar as adversidades e superar limites levou Dr. Tavares e muitos colegas de profissão a reflexões e ao sentimento de gratidão. “Acredito que todos esses desafios de 2020, quando ultrapassados, nos trarão um ensinamento que irá gerar grandes melhoras na qualidade de vida e na assistência à saúde de todos. Sou grato a Deus pelo privilégio de ter conhecimento, força e saúde para poder realizar essa missão de ajudar o próximo. A todos que enfrentaram esse momento tão delicado da humanidade, na linha de frente do atendimento acasos tão graves e complexos, sem desistir nunca, meu muito obrigado”. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu