Servidores da Seapen e da Susepe, no Hemocentro de Porto Alegre, para doar sangue em benefício de pacientes do Hospital Santa Ana / Foto: Foto: Antonio Bavaresco/Imprensa Seapen

Para celebrar a passagem do Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro, um grupo de servidores da Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do RS doou sangue, no Hemocentro de Porto Alegre, para contribuir com os estoques do Hospital Santa Ana (HSA). O ato solidário é resultado da mobilização de esforços entre profissionais da saúde do HSA, a gestão dos órgãos públicos estaduais e do Hemocentro, que disponibilizou uma van para o transporte. O foi objetivo conscientizar a população para esse ato que pode salvar muitas vidas.

O secretário da Seapen, Cesar Faccioli, prestigiou a iniciativa, destacando a importância dessa ação sistemática que Seapen e Susepe estão implementando. “É uma preocupação que temos, já há algum tempo, de institucionalizarmos este programa permanente de incentivo à doação. A ação de hoje quer chamar atenção para a importância deste ato de solidariedade, afirmar esta nossa política e destacar a responsabilidade social de nossos servidores, sempre disponíveis às grandes causas “, explicou.

“Agradecemos muito a iniciativa da Secretaria e da Susepe, até porque nessa época de pandemia os estoque foram bastante afetados, tanto pelo distanciamento social, que levou a um esvaziamento das doações, quanto pelo uso das plaquetas no tratamento de pacientes atingidos pelo novo coronavírus”, explicou a coordenadora de Enfermagem do Hospital Santa Ana, Andreia Waltermann, que representou o HSA junto ao assistente social integrante da Comissão de Humanização, Rafael Bandeira.

De acordo com Bandeira, essa ação contribui para mostrar às pessoas que, mesmo em tempos de pandemia, se observados cuidados como uso de máscara e higiene de mãos, é possível doar sangue.

O Hemocentro é parceiro do HSA desde a abertura do Hospital mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), em 2018, e esse suporte contribui muito para os pacientes. Recentemente, foi realizada uma campanha, com distribuição de material gráfico, para incentivar familiares e amigos de pacientes sobre a importância e o impacto positivo de doar sangue.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação da Susepe

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta

Fechar Menu