A Educação representa um compromisso social assumido pela AESC há mais de um século, sempre com o objetivo de oferecer uma educação evangelizadora de excelência, pautada em valores como empatia e solidariedade. O ano de 2020 trouxe muitos aprendizados e descobertas. Além de saberes, foram compartilhadas inquietações, sucessos, dúvidas e alegrias. Para recordar como foi esse período letivo no qual houve distância física, mas proximidade pedagógica, apresentamos os destaques que marcaram a superação de alunos, professores e familiares dos colégios mantidos pela AESC.

Aula virtual em tempo recorde

A pandemia do novo coronavírus exigiu mudanças nos processos educacionais. Como medida de prevenção e segurança, o Colégio São Carlos precisou suspender as aulas presenciais no dia 18 de março, e, dois dias depois, apresentou uma solução prática e segura para dar continuidade às atividades de forma remota. Para que tudo isso desse certo, foi necessário o empenho de toda a equipe, que se dedicou ao máximo para que os alunos não tivessem perdas no andamento do ano letivo.

Lives animam e amenizam a distância

Até o mês de outubro, a necessidade de distanciamento social impôs restrições de locomoção em diversas regiões e atividades do RS, incluindo a área de Educação Básica. Para superar a saudade e oferecer algo que levasse uma mensagem de afeto a estudantes e docentes em Caxias do Sul, Farroupilha e Santa Vitória do Palmar, foram organizadas transmissões ao vivo, as famosas lives, em datas especiais para a comunidade escolar.

No Dia do Estudante, celebrado em 11 de agosto, houve lives com o Grupo Quiquiprocó, para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I, e com o DJ Vini Fantin + Luan, da 3G Entretenimento, voltada para Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Em alusão ao Dia das Crianças, a animação ficou por conta do grupo Cia. Lúdica, que se apresentou em 7 de outubro. Os professores e professoras também receberam uma homenagem especial pela passagem do seu dia com um show do músico Rodrigo Soltton, exibido em 17 de outubro. Todas as transmissões contaram com a interação de alunos, familiares e docentes, enviando vídeos e mensagens pelas redes sociais dos três colégios.  

Tour virtual: São Carlos – Caxias e Lourdes

Visando ampliar o conhecimento das unidades de ensino mantidas pela AESC na Serra Gaúcha, os Colégios São Carlos, de Caxias do Sul, e Nossa Senhora de Lourdes, de Farroupilha, contam agora com um tour virtual 360° em seus sites. A novidade é destinada a pais e futuros alunos e desde o dia 26 de outubro nestes links: Tour SC-Caxias e Tour CNSL.

Para ampliar as formas de apresentação das escolas, o tour foi incluído nos sites dos dois colégios, atendendo ao grande interesse da comunidade que procurou pelas unidades de ensino da AESC, mesmo quando estavam de portas fechadas, em razão das restrições impostas pela pandemia.


DESTAQUES DOS COLÉGIOS

Drive-thru incentiva a solidariedade em Santa Vitória do Palmar

O Colégio São Carlos promoveu, entre os dias 5 e 9 de outubro, a Semana do Drive-Thru, em comemoração ao Dia das Crianças. Na ação, voltada aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, as turmas foram recebidas pelas suas professoras com muita música em frente à entrada principal da escola, onde fizeram fotos e ganharam presentes como massinhas de modelar e kits com guloseimas. Os alunos também foram incentivados a fazer doações de brinquedos e toucas, destinados à Casa da Paz Allan Kardec e para o projeto Fios Mágicos, de Santa Vitória do Palmar. As doações também foram entregues a Central do Câncer Infantil do Hospital Conceição, de Porto Alegre, e, em Caxias do Sul, para o Hospital Geral da Universidade de Caxias do Sul.

Ação em Santa Vitória do Palmar

Colégio Nossa Senhora de Lourdes atento à saúde mental da comunidade escolar

Para amenizar os impactos da nova forma de viver em razão da Covid-19, o Colégio Nossa Senhora de Lourdes desenvolveu um trabalho de apoio às questões emocionais, beneficiando alunos, docentes e extensivo aos familiares de estudantes. O projeto, que ocorria de forma presencial quando houvesse necessidade, mostrou-se essencial em 2020, para que este núcleo de pessoas que convivem no colégio soubesse que o tratamento de sua saúde mental também é importante.

Desenvolvida pelo Serviço de Orientação Educacional do colégio, a iniciativa de grupos de escutas desempenha a função de ajudar alunos e professores que enfrentam dificuldades com a pandemia. As famílias dos alunos também foram contempladas neste processo pela demanda do suporte aos filhos em casa. Aos professores, a escuta se deu pela função de adaptação ao momento e ao estresse ocasionado pela conciliação de suas rotinas.

Volta às aulas presenciais com destaque na imprensa

O retorno das atividades presenciais da Educação Infantil e do Ensino Médio do Colégio São Carlos, no mês de setembro, foi destaque na Imprensa local de Caxias do Sul, com matérias no Jornal Pioneiro, e em todo o Rio Grande do Sul, durante o Jornal do Almoço, na RBS TV. Nas entrevistas, alunos revelaram a alegria de retomar suas rotinas, conscientes da necessidade de cuidado consigo e com os colegas, e atentos a todos os preparativos da escola para recebê-los.


Caxias do Sul recebe mural do Colégio São Carlos

O Colégio São Carlos apostou na tendência internacional dos murais de rua instagramáveis e presenteou Caxias do Sul com uma obra de arte que dá vida nova ao encontro das ruas Feijó Jr. e Sinimbu, no centro da cidade. O espaço permite que as pessoas interajam com a pintura e as formas, colorindo as redes sociais com fotos cheias de estilo e criatividade. A entrega à comunidade ocorreu em novembro.

Deixe uma resposta

Fechar Menu