Irmã Lucia Boniatti, Diretora Presidente da AESC e integrante da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas

A data de 1º de maio, Dia Internacional do Trabalho, é muito significativa. Ter um ofício é enobrecedor, nos garante sustento, crescimento pessoal e nos permite contribuir para a sociedade. Mas, para ser realizado com disposição e qualidade, é preciso existir um propósito. A consciência do exercício profissional voltado a algo maior, que impacta milhares de pessoas, está presente entre os funcionários e funcionárias da Associação Educadora São Carlos (AESC), há 59 anos, completados hoje.

A cada ano, mais de 200 mil pessoas são atendidas, educadas e acolhidas em nossas unidades de saúde, educação e responsabilidade social. Valorizamos em nossos 4 mil funcionários o compromisso de acolher, de cuidar, de proteger a vida, tanto das pessoas que chegam aos nossos estabelecimentos quanto daquelas que estão à sua volta.

Em nosso dia a dia, procuramos viver a espiritualidade, que consistem em fazer plenamente bem aquilo que está ao nosso alcance, para o outro ser mais feliz. Esse ensinamento nos é passado há 125 anos, desde a fundação de nossa congregação, na Itália, pelo bispo João Batista Scalabrini. Ele encarregou o padre José Marchetti e a irmã Assunta Marchetti de atravessarem o Atlântico com os imigrantes italianos, ajudando-os a transformar o Brasil em sua nova pátria.

Hoje, damos continuidade a esta missão a todos os que ingressam nos hospitais Mãe de Deus e Santa Ana (Porto Alegre), Santa Luzia (Capão da Canoa), e Nossa Senhora dos Navegantes, (Torres), com atenção e carinho. Esse afeto também está em nossos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), e no Centro de Atenção ao Migrante (Caxias do Sul). A transformação da vida por meio da educação é vivia nos colégios São Carlos (Caxias do Sul e Santa Vitória do Palmar), e Nossa Senhora de Lourdes (Farroupilha).

Nesse momento de pandemia, quando somos tão desafiados, agradecer é um ato importante, assim como celebrar as vidas que salvamos e promovemos por meio dos nossos trabalhadores e parceiros, nas esferas pública e privada. Obrigada a todos os que nos auxiliam a exercer o acolhimento, carisma centenário da Congregação das Irmãs de São Carlos Borrromeo-Scalabinianas.

Artigo publicado no jornal Zero Hora, em 03/05/2021.

Deixe uma resposta

Fechar Menu