O Hospital Mãe de Deus, que hoje comemora 42 anos, teve suas atividades iniciadas nesta data simbólica, em homenagem a Scalabrini. Algumas das principais etapas da trajetória do fundador é compartilhada abaixo e em ações, ao longo dessa semana, nas redes sociais da AESC e de suas unidades de Saúde, Educação e Responsabilidade Social.  Acompanhe nos links, ao final. 

Bem-Aventurado Scalabrini

João Batista Scalabrini nasceu no dia 8 de julho de 1839, em Fino Mornasco, na província de Como, Itália, em uma família humilde e cristã.

Foi ordenado sacerdote em 1863, e iniciou o apostolado como professor do seminário de Como e colaborador em paróquias da região.

Em 1871, se tornou vigário da paróquia de São Bartolomeu, na cidade de Como, onde priorizou a catequese da infância e da juventude. Atento aos problemas de seu tempo, escreveu vários livros e publicou, inclusive, um catecismo.

Em 1876, foi ordenado bispo de Piacenza, onde permaneceu por quase 30 anos.

Tocado pela realidade dos migrantes italianos que vinham à América do Sul, em sua maioria para o Brasil, Scalabrini fundou, em 1887, a Congregação dos Missionários de São Carlos Borromeu, conhecidos hoje por padres scalabrinianos, com o objetivo de dar assistência religiosa, moral e social aos emigrantes em todo o mundo, e criou, em 1889, a Sociedade São Rafael, um movimento leigo a serviço dos migrantes.

Congregação Feminina

Constatando a necessidade da participação pastoral de uma congregação feminina, Scalabrini fundou, em 25 de outubro de 1895, a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu – Scalabrinianas. As quatro primeiras missionárias foram Assunta Marchetti, Carolina Marchetti, Angela Larini e Maria Franceschini, preparadas, reunidas e apresentadas a Scalabrini pelo padre José Marchetti, missionário scalabriniano, cofundador da Congregação.

Dom João Batista Scalabrini faleceu no dia 1º de junho de 1905, na cidade de Piacenza, Itália.


Sobre a AESC

Presente em seis cidades do Rio Grande do Sul, a AESC foi fundada em 1962 e conta com aproximadamente 4 mil profissionais. A organização mantém os hospitais Mãe de Deus e Santa Ana, em Porto Alegre, Santa Luzia, em Capão da Canoa, e Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres.

Dispõe, ainda, de quatro CAPS AD em Porto Alegre,  incluindo o único CAPS AD nível IV do Brasil, com atendimento psiquiátrico 24h; os colégios São Carlos, em Caxias do Sul, Nossa Senhora de Lourdes, em Farroupilha, e São Carlos, em Santa Vitória do Palmar; além do Centro de Atendimento ao Migrante, em Caxias do Sul, com foco na causa originária da Congregação. Essas unidades atendem mais de 200 mil pessoas por ano.

AESC nas redes sociais

INSTAGRAM:
Somos AESC

Hospital Mãe de Deus

 

FACEBOOK:

Hospital Mãe de Deus

Hospital Santa Ana

Hospital Santa Luzia

Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

Centro de Atendimento ao Migrante

 

LINKEDIN:

Somos AESC

Hospital Mãe de Deus

Deixe uma resposta

Fechar Menu