Representantes do Hospital Santa Luzia, da mantenedora AESC e da Secretaria de Saúde de Capão da Canoa

O Hospital Santa Luzia, de Capão da Canoa, que atende pacientes SUS e de convênios ou particulares no Litoral Norte, realiza cerca de 400 cirurgias ao mês (quase 5 mil ao ano), por meio do uso de três salas cirúrgicas à disposição atualmente. A instituição, que tem um projeto inicial de melhorias dentro do bloco cirúrgico para aumentar o número de procedimentos e para uma melhor recuperação dos pacientes, em breve contará com recursos para isso.

Emendas impositivas propostas por vereadores destinarão R$ 275 mil em recursos para o hospital, que pretende usar o valor para fazer a ampliação do bloco, a partir da aquisição de um carro de anestesia e implantação de mais uma sala de anestesia.

Para que possa investir o valor, a gestão do Santa Luzia está providenciando a documentação solicitada para que seja entregue na prefeitura. Cumprida esta etapa e aprovado pela administração municipal o plano de aplicação do recurso, o dinheiro deve estar liberado em cerca de 60 dias, acredita Aline Sassi, gerente executiva do hospital.

“Vem bem ao encontro deste novo momento da instituição: de crescimento e de busca por alavancar, em todos os sentidos, o atendimento aos convênios e ao SUS”, completa Aline.

Em visita ao Santa Luzia na quinta-feira (17), o diretor geral em Saúde da Secretaria da Saúde de Capão da Canoa, Jonas Fernando Wenclevisk, ressaltou que qualificar o serviço cirúrgico do hospital com mais equipamentos e o aumento de cirurgias no espaço são os principais ganhos para a população.

 

Os participantes estiveram no Hospital Santa Luzia para visitar as instalações

 

Contrato com o Estado

Aline complementa ainda que a melhoria impacta no contrato com o governo do Estado, que vence em setembro e está sendo validado no momento:

“Provavelmente teremos condições de ampliar o número de atendimentos, tanto pelo SUS quanto por convênios particulares. É uma entrada maravilhosa no sentido de proporcionar o atendimento adequado, com qualidade e segurança, que é o que a gente faz todos os dias.”

Emenda impositiva

Uma emenda impositiva é um instrumento pelo qual os vereadores podem apresentar emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA). O valor é retirado de uma porcentagem do orçamento do município e dividido entre os vereadores, que podem destinar os recursos para determinadas obras, projetos ou instituições. Para a saúde, é destinado 50% do montante.

“O vereador tem a destinação em qual instituição ou qual instrumento ele vai aplicar esse repasse. Nesse caso, o vereador Joel Pardal Novaski (PDT) aplicou para o hospital fazer a aquisição desses equipamentos para o centro cirúrgico”, relata Wenclevisk.

Hospital Santa Luzia

 O Hospital Santa Luzia é mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC) e atende pacientes do SUS e de convênios ou particulares. Classificado como geral-microrregional, mantém os serviços de Urgência e Emergência nas especialidades de Clínica Médica, Pediatria, Traumatologia, Cirurgia Geral e Anestesia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu