“Simplesmente incrível esse dia!”
“Uma oportunidade de ressignificação.”
“Um momento cheio de emoção e propósito!”
“Oportunidade de conhecer e sentir mais o nosso DNA!”

Momento de reflexão, ao entardecer, após visitas aos espaços da Congregação e diálogos sobre a cultura e o carisma scalabriniano / Foto: Comunicação AESC


As frases acima sintetizam o sentimento de lideranças da Associação Educadora São Carlos (AESC) que participaram do projeto ‘Voltando às Origens’, ocorrido em Caxias do Sul, ao longo do mês de agosto. As pessoas inscritas tiveram a oportunidade conhecer, presencialmente, o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) e o Memorial Imaculada Conceição, no Instituto São Carlos, sede da AESC. Lá, acompanharam passo a passo o desenvolvimento da Instituição e a missão da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas no Rio Grande do Sul.

A experiência, que inclui atividades nos dois turnos do dia, permite o contato com a história, a natureza e a conexão com os valores e o propósito da Instituição. Desde o início da Congregação em Piacenza, na Itália, em 1895, até os dias atuais muito se aprendeu, conquistou e construiu. 

 

Engajamento a partir da identificação

As áreas de Gente e Desenvolvimento (GD) e de Comunicação Corporativa são as responsáveis pela condução do projeto. De acordo com a líder da GD, Lívia Moraes, “levar os gestores ao Voltando às Origens representa conectá-los ao propósito vivo da instituição, o acolhimento, e possibilitar que estejam alinhados e sejam exemplos e inspiração para a organização como um todo. Consequentemente, essa atitude irá conectar seus times também. Conhecer a história da Congregação e da AESC nos oportuniza atuar como protagonistas na continuidade desse legado, marcado pela superação e realização”.

Fernando Lemos, gestor da Comunicação Corporativa, acredita que criar essa oportunidade significa “reforçar junto às lideranças das diferentes áreas de atuação que o propósito está alinhado com as origens da Instituição, que há 125 anos conduz ações que interferem positivamente na vida de pessoas”.


Ponto de partida

O lançamento do “Voltando às Origens” ocorreu em 11 de junho, com uma apresentação da Irmã Analita Candatem, que atua na formação de irmãs da Congregação. No evento ocorrido no auditório do Hospital Mãe de Deus, houve transmissão simultânea para todas as unidades da AESC em seis cidades do Rio Grande do Sul.  

O trabalho conta com novas etapas, nas quais os participantes dos dois momentos iniciais serão convidados a contribuir com sua visão e de suas equipes sobre como fortalecer a identidade no cotidiano de trabalho. Além disso, mais pessoas participarão, em breve, de todas as etapas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu