“Temos a nobre missão de mostrar que a AESC é o melhor lugar para se trabalhar”. Essa frase da gestora da área de Gente e Desenvolvimento da AESC, Lívia Moraes, presente no Relatório de Gestão AESC 2013 – 2020, ganha força e sentido na vivência de duas profissionais que atuam no Hospital Santa Luzia (HSL): a farmacêutica responsável técnica Monia Lumertz e a técnica de Enfermagem Andreia Kremer.

Monia Lumertz: farmacêutica completou 4 anos de Hospital Santa Luzia “feliz e realizada como profissional” / Foto: Arquivo Pessoal


Em maio de 2020, Monia obteve aprovação, em primeiro lugar, em um concurso público para a prefeitura de Palhoça (SC). Porém, abriu mão da nova oportunidade por entender que a melhor escolha era permanecer no HSL, dando continuidade ao desenvolvimento da área de Farmácia, com as mudanças realizadas pela sua gerência de suprimentos. Com isso, conseguiu elevar a qualidade do serviço farmacêutico prestado para o Hospital.

“Dia 1º de setembro completei 4 anos no Hospital Santa Luzia. Sinto-me feliz e realizada como profissional e com todo o espaço e consideração que conquistei. Desde o meu primeiro dia, o Setor de Farmácia ganhou apoio e cresceu dentro da instituição, fazendo com que eu pudesse desenvolver meu trabalho em condições éticas e excelentes”, relata a farmacêutica.

Resiliência na pandemia

De acordo com Monia, trabalhar em meio à pandemia tem proporcionou aprendizados como otimização de tempo e resoluções rápidas. Porém, um fato pessoal a impactou, mas fortaleceu sua capacidade de resiliência. “Perdi meu pai, médico, vítima de Covid-19, em novembro de 2020, em Santa Catarina. Voltei para trabalhar e enfrentar a doença que o vitimou, fazendo meu melhor para atender os pacientes com excelência”, revela.

Ela recorda que a equipe e a gestão foram importantes nesse momento. “Expresso minha eterna gratidão à gestão, na pessoa da Aline Sassi e do coordenador Teilor Silva, que me deram todo apoio durante a doença do meu pai e após o falecimento dele. Encontrei no HSL um acolhimento humanizado que em toda minha trajetória profissional não tinha desfrutado”.

Ao completar o primeiro ano no Hospital, Andreia valoriza as pessoas, o espaço de aprendizado e projeta qualificar sua formação / Foto: Arquivo Pessoal


A AESC como referência em saúde e educação

Andreia Kremer, técnica de Enfermagem na Agência Transfusional do HSL, completa seu primeiro ano na instituição em 21 de setembro. Estudante do 6º semestre de Biomedicina pelo Centro Universitário Cenecista, em Osório, vê na AESC “uma referência em modelo de saúde e educação em nosso estado”, conforme descreve. Esse foi um dos fatores que a atraiu, além da possibilidade de traçar um plano de carreira.

Nesse aniversário profissional, os principais aprendizados para Andreia são a empatia e a humanização. “Entendo a necessidade e a importância do serviço prestado junto ao paciente, e procuro ser perseverante e determinada para apresentar um serviço de qualidade e dentro dos prazos solicitados”, afirma.

Valorização das pessoas e das oportunidades

Assim como Monia, a técnica de Enfermagem também abriu mão de uma vaga em outro emprego recentemente. O motivo? “Pessoas! Pessoas que me ajudaram a chegar aonde estou, que caminham comigo, me apoiam e estão sempre ao meu lado. Dr. Luiz Capaverde, RT da Agência, enfermeira Taíse, RT Assistencial, sempre ágil nos assuntos pertinentes à agência, enfermeira Rosana, coordenadora da Agência, que compartilha sua experiência, me estimula a estudar e, consequentemente, a crescer, ensinando todos os dias sobre gerenciamento e tomada de decisões”, enaltece.

O que também a faz feliz no ambiente de trabalho é a liberdade de implantar protocolos efetivos e dentro das normas, realizar os testes imunohematologicos, ter autonomia de reposição, em casos necessários, em conjunto com outras instituições, em prol da vida e das boas práticas transfusionais.

Após concluir o curso de Biomedicina, Andreia pretende fazer uma pós-graduação em imuno-hematologia. “Quero aperfeiçoar e adquirir ainda mais conhecimento para a bancada da Agência Transfusional”, vislumbra.

Deixe uma resposta

Fechar Menu