Roda de diálogo no CAPS AD III Noroeste, Humaitá, Navegantes e Ilhas (NHNI), situado na Avenida Pernambuco

A Conferência Municipal de Saúde Mental é um momento em que gestores, trabalhadores e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Porto Alegre se reúnem para tratar da situação da Política Municipal de Saúde Mental da cidade no âmbito do SUS. No evento, em quatro diferentes eixos, são apresentadas propostas que buscam aprimorar e guiar diretrizes, metas, ações e programas dentro da política municipal que sustenta as RAPS. Além disso, algumas propostas são eleitas para serem levadas para as conferências Estadual e Nacional de Saúde Mental.

A 4ª edição da Conferência de Porto Alegre ocorre de 31 de março a 2 de abril, de forma online. Tem como tema central “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, e contará com a participação da Unidade de Saúde Mental São Rafael, do Hospital Santa Ana, e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) mantidos pela AESC: CAPS AD IV Centro Céu Aberto, CAPS AD III Partenon/Lomba do Pinheiro, CAPS AD III Sul/ Centro Sul e CAPS AD III Noroeste, Humaitá, Navegantes e Ilhas. Nestes serviços, as propostas foram trabalhadas de forma coletiva equipes e usuários ao longo das últimas semanas.

 “Construímos as propostas com os usuários, como forma de empoderamento e protagonismo. Nossos serviços trabalham em rede de cooperação técnica, com a escuta sensível às necessidades dos usuários em território”, diz Kaciely Jacino, coordenadora do CAPS AD IV Centro Céu Aberto.

Conheça os quatro eixos temáticos do evento:

  1. Cuidado em liberdade como garantia de Direito e Cidadania;
  2. Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
  3. Política de Saúde Mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade;
  4. Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A Conferência tem caráter deliberativo e, para participar das votações, é preciso estar inscrito. São estimuladas que as inscrições se dividam em 50% usuários e 50% gestores e trabalhadores.

As inscrições já estão encerradas, mas haverá transmissão online da programação dos dias 31 e 2, pelo Facebook do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre: https://www.facebook.com/conselhodesaudeportoalegre 

A programação pode ser consultada em https://prefeitura.poa.br/sms/4a-conferencia-municipal-de-saude-mental/programacao

Deixe uma resposta

Fechar Menu