Com o relato das ações desenvolvidas no período crítico da pandemia de Covid-19 nos hospitais Scalabrinianos Santa Luzia, em Capão da Canoa, e Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, a Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora das duas instituições, ganhou o Prêmio Luiz Carlos Rocha Falchi de Gestão Hospitalar, na categoria Gestão de Processos – Classe 1.

Estruturas hospitalares normalmente já requerem um olhar cuidadoso para suas práticas de gestão do acesso, recursos, fluxos e equipes. Com a pandemia de Covid-19, os desafios foram multiplicados pela necessidade de mudanças que corriam contra o tempo para salvar vidas. Por isso a condecoração oferecida pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul tinha como temática, nesta edição, “Os aprendizados da pandemia na construção do amanhã”.

Para o Diretor de Saúde Complementar da AESC, Maximiliano das Chagas Marques, esse prêmio é muito importante porque reconhece tanto a capacidade de gestão de processos quanto os profissionais que se dedicaram dia e noite, na linha de frente da assistência, nos momentos mais críticos da contaminação por COVID-19. Esse comportamento* está na essência do que é feito todos os dias: o acolhimento com que as equipes cuidam das pessoas e materializam a presença missionária da Congregação das Irmãs Scalabrinianas, responsável pelo Hospital e a AESC, em direção às vulnerabilidades do mundo.

“Mesmo quando colocadas diante de um desafio enorme como foi o da pandemia, pessoas engajadas com valores humanistas são capazes de encontrar ótimas soluções para a gestão do dia a dia. Tudo isso em nome de transformar a vida das pessoas. O prêmio Falchi, para nós, é a percepção do que fazemos todos os dias: quando cuidamos de uma pessoa, cuidamos de toda a humanidade”, complementa Marques.

No próximo dia 14 de setembro, durante o Encontro de Gestão dos Hospitais Filantrópicos do RS, a AESC apresentará o case para os participantes do evento, que ocorre em Porto Alegre no Hotel Continental.

Hospital Santa Luzia

Com 101 leitos, o Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, conta com UTI e serviços de Urgência e Emergência. Único hospital de Capão da Canoa classificado como geral-microrregional, é referência hospitalar na microrregião. Atende pacientes pelo SUS (90%) e conveniados.

Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

Único hospital em um raio de 50 quilômetros, o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, é referência para os municípios da microrregião em serviços de Urgência e Emergência, assim como UTI. Conta com 86 leitos e faz atendimentos para pacientes conveniados e do SUS, principalmente.

Deixe uma resposta

Fechar Menu