Gerente Arlete Fante, Dra. Jana Borges e Dr. Antonio Carlos Gruber

A celebração do Dia do Médico, em 18 de outubro, além do reconhecimento a profissionais essenciais em nossas unidades e serviços de saúde, trouxe uma novidade na AESC: a posse da primeira mulher a assumir uma Diretoria Clínica. A partir de eleição do Corpo Clínico, a Dra. Jana Borges tomou posse na data como diretora Clínica do Hospital Santa Ana, em Porto Alegre. Como vice-diretor, foi eleito o Dr. Luis Ivan Pimienta.

Em sua primeira fala no cargo, Dra. Jana leu o texto “O Médico e o Rio” (leia abaixo), destacando a importância de aliar técnica e sensibilidade no exercício da profissão.  O conteúdo faz parte do livro “O médico e o rio: Histórias, experiências e lições de vida”, da oncologista Ana Coradazzi e do hematologista Lucas Contadori.

Café e brownies

Os três hospitais da Saúde Complementar organizaram cafés para a confraternização do Dia do Médico. No Hospital Santa Ana (HSA), a recepção ocorreu pela manhã, com a presença das gerentes de Gente e Desenvolvimento, Camila Ferro, e de Marketing e Comunicação, Daniela Jardim. Os médicos receberam os agradecimentos pela dedicação ao hospital do diretor Técnico, Antonio Carlos Gruber, e da gerente do HSA e gestora da Saúde Mental na AESC, Arlete Fante.

Litoral

No Hospital Santa Luzia (HSL), em Capão da Canoa, também houve posse. Dr. Rodrigo Moro Palmeira assumiu como diretor Clínico, e o Dr. Arlindo D’ Avila, como vice-diretor. O café foi servido na sala da Administração do HSL. Os cumprimentos aos profissionais foram dados pelo diretor Técnico Dr. Francisco Lammerhirt.

A pausa para homenagem em Torres, no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, ocorreu no turno da tarde, com a participação do diretor Técnico Dr. Vitor Hugo. Nas quatro unidades dos CAPS AD, os médicos receberem brownies nas trocas de turno.


O Médico e o Rio

Ao receber um novo paciente, com uma doença grave, penso que estamos ambos sentados à margem do rio. O paciente precisa atravessar para a margem oposta. Ele tem que fazer isso antes que anoiteça. Eu não conheço o paciente, mas conheço bem o rio. Sei onde ele é mais fundo, sei em que época ele é cheio, sei quando tem corredeira. Meu paciente não. Só que é ele quem precisa atravessar, e tem que atravessar agora. Não vai dar para esperar a melhor época do ano, quando o rio está mais favorável à travessia. E ele conta com o que eu sei sobre aquelas águas para tentar chegar em segurança do outro lado.

Às vezes, o rio é estreitinho, e eu posso dizer para o paciente: “Pode pular, garanto que você chega do outro lado sem nem molhar seus pés!” E ele vai, e fica tudo bem. Às vezes, o rio é mais largo, não dá pra pular, mas eu sei de um trecho onde ele é mais raso, e posso dizer para o meu paciente: “Olha, você vai se molhar, mas vai chegar do outro lado em segurança!” E ele vai. Chega encharcado do outro lado, mas sorri agradecido e segue seu caminho.

Só que às vezes, muitas vezes, o rio é bem largo e bem fundo. É tão largo e tão profundo que vou ter que ter muito mais critério ao avaliar as chances dele chegar ao outro lado. Eu vou ter que perguntar, por exemplo, se meu paciente sabe nadar, se o preparo físico dele está em dia, se ele tem medo de água fria. Dependendo do que ele me responder, eu vou poder orientá-lo dos riscos da travessia, e ele vai poder decidir se quer corrê-los. Pode ser que meu paciente não saiba nadar. Pode ser que ele esteja numa condição física tão ruim que, apenas de olhá-lo, sei que não vai dar para chegar do outro lado. Nessa hora é que eu vou ter que ajudá-lo a tomar as decisões certas, para que ele não morra se debatendo desesperado no meio do rio gelado.

Se ele decidir correr o risco, vou pegar minha canoa e atravessar do seu lado, orientar cada braçada. Estarei ao seu lado se ele não conseguir completar a travessia, e vou garantir que sua despedida seja digna e tranquila. E, se ele quiser permanecer na margem, não tem problema. Vou ficar do lado dele, fazendo companhia, até a noite chegar”

Texto de Ana Lucia Coradazzi, médica oncologista clínica         

Deixe uma resposta

Fechar Menu