Era 8 de outubro de 2018 quando, em pleno processo de cocriação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas nível IV do Brasil, o CAPS AD IV Centro Céu Aberto, as pessoas que compunham o coletivo – arquitetos, profissionais da saúde, usuários, movimentos sociais e representantes da sociedade civil – foram impactadas pela notícia da morte violenta sofrida por um dos ícones da cultura negra brasileira. Naquela data, foi firmado um compromisso de homenagear Romualdo Rosário da Costa, o Mestre Moa do Katendê, que tanto representa para profissionais e usuários dos CAPS AD.

Na entrada do CAPS AD IV Centro (Rua Comendador Azevedo, 97 – Bairro Floresta / Porto Alegre), agora, existe um grafitti e uma placa reconhecendo o legado de Moa do Katendê. O artista gráfico Deivid Bizer pintava enquanto, no dia 8 de novembro de 2022, uma roda de tambor com convidados especiais exaltava a memória do Mestre que encantou pessoas em diversos países por onde passou.

Confira no vídeo acima, disponível no canal da AESC no YouTube, como foi o evento e seus protagonistas, da idealização à realização.

Deixe uma resposta

Fechar Menu