
O cardeal dos Estados Unidos Robert Francis Prevosti é o novo papa. A escolha de Prevost, de 69 anos, foi anunciada pelo Vaticano no dia 08 de maio de 2025, após a fumaça branca aparecer na Capela Sistina, indicando que os 133 cardeais do conclave elegeram o novo pontífice.
O anúncio foi feito no dia seguinte ao início oficial do conclave. Durante esse período, nos momentos de pico, o público que ocupava a Praça São Pedro chegou a 45 mil pessoas, segundo o Vaticano.
Próximo a Francisco, o novo papa escolheu o nome de Leão XIV abriu o seu primeiro discurso falando de paz, na sacada da Basílica de São Pedro. Primeiro papa norte-americano da história, Prevost, que havia se tornado cardeal há apenas dois anos, será o líder da Igreja Católica, provavelmente seguindo a agenda reformista do seu antecessor.
Nascido em Chicago, Prevost construiu a sua carreira eclesiástica no Peru. Inclusive, agradeceu à Diocese do país latino-americano com uma mensagem em espanhol. Essa foi a primeira vez que um papa falou em outro idioma além do italiano no discurso inaugural.