No dia 29 de janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde do RS, recebeu o Hospital Santa Ana e autoridades estaduais e municipais da área da saúde para a assinatura da Portaria SES 49/2026 que prevê o repasse de R$ 7,3 milhões por ano, por meio do programa Assistir, iniciativa estadual também contemplada pelos investimentos do SUS Gaúcho. Os recursos serão destinados ao financiamento de 100 leitos de Cuidados Prolongados disponíveis no hospital.
“Este é um importante investimento para a continuidade dos serviços oferecidos à sociedade.”, reforça Irmã Marileda Baggio, Diretora Presidente da AESC
Estiveram presentes Arita Bergmann, secretária estadual da Saúde; Fernando Ritter, secretário municipal de Saúde de Porto Alegre (SMS); Délcio Stefan, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems); André Lagemann, Superintendente na Federação dos Hospitais Filantrópicos RS, Irmã Marileda Baggio, Diretora Presidente da AESC, João Baptista Feijó, Diretor Executivo da AESC, Arlete Fante, Diretora Executiva do Hospital Santa Ana e Fabiana Mello, da Captação de Recursos AESC.
O Hospital Santa Ana realiza atendimentos 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com leitos dedicados a cuidados prolongados. São atendidos pacientes clinicamente estáveis, mas que necessitam de reabilitação intensiva, cuidados contínuos ou adaptação a sequelas, clínicas, cirúrgicas ou traumáticas, após a internação.