Conheça e saiba como funciona o Legame e a área de Psicologia Ocupacional
Oferecer um espaço seguro de acolhimento e escuta, para que cada um possa expressar suas experiências, sentimentos e desafios, na vida pessoal ou profissional.
Com esse intuito, surge em 2021 o Legame: serviço de teleatendimento em saúde mental, de forma gratuita, por psicólogos e psiquiatras da AESC. O serviço é focado no atendimento clínico de colaboradores e familiares da instituição e migrantes acolhidos no Centro de Acolhimento ao Migrante (CAM).
O serviço reforça o olhar atento à saúde mental dos colaboradores que a instituição possui. Este olhar mais complexo surge ao longo do período em que o Legame atua, considerando não apenas o indivíduo, mas também o contexto institucional, a cultura organizacional e os diferentes cenários de trabalho. “Isso exigiu, e segue exigindo, a construção de um cuidado integrado, que envolva lideranças, serviços e valores institucionais, ampliando o diálogo e a corresponsabilização em torno da saúde mental”, afirma Eduardo Althaus, Coordenador do Legame.
Em 2025, a instituição passou a disponibilizar aos seus colaboradores atendimento em psicologia ocupacional, por meio do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT). O serviço é focado em atendimento a questões relacionadas ao trabalho, como conflitos entre equipes, sobrecarga, relação com a gestão e afastamento, acompanhando o retorno ao trabalho. O serviço também realiza o acompanhamento de colaboradores PCDs contratados pela instituição.
Por se tratar de um serviço recente, Daniela da Silva Melo, psicóloga responsável, afirma que para 2026 o plano é estar próxima às áreas, para que os colaboradores tenham conhecimento de mais este serviço de acolhimento.
Quem devo procurar?
De acordo com Eduardo Althaus, o importante é procurar ajuda! Independente de qual dos serviços o colaborador acessar, ele será acolhido e, se necessário, encaminhado ao serviço que melhor tratar das questões abordadas.
A disponibilidade destes serviços reforça um dos valores da instituição: o acolhimento. Por meio do Legame e da área de Psicologia Ocupacional, a AESC procura promover um ambiente institucional promotor de afeto, dignidade, resultado e segurança.


