Com o objetivo de reconhecer a Congregação mantenedora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) pelos 35 anos de serviço junto aos imigrantes e refugiados em Caxias do Sul e região, a Área de Ciências Jurídicas da UCS, a OAB Caxias do Sul e o CAM, com participação de representantes de agências da ONU e do Exército Brasileiro, promoveram o Simpósio Migração e Refúgio: Diálogos à Luz dos Direitos Humanos. O evento, que aconteceu no último dia 11, reuniu mais de 400 pessoas, entre estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação, imigrantes, autoridades acadêmicas, civis e militares.

O Simpósio contou com debates e palestras que tiveram o objetivo de valorizar e dar visibilidade às migrações no contexto atual, ressaltando a importância de dialogar o tema e sensibilizar a comunidade caxiense sobre a causa.  A ocasião também foi importante para o estabelecimento de parcerias e futuros projetos relativos a políticas públicas e aos Direitos dos Imigrantes. “Como representante do CAM, em nome da equipe, manifesto a alegria de sermos as pessoas escolhidas pela Congregação para acolher, proteger, promover e integrar os imigrantes, refugiados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas. Certamente um desafio enorme, mas possível de se concretizar numa comunidade acolhedora, que deve estar em constante construção e renovação”, comenta  Irmã Celsa Zucco, diretora do CAM.

Na ocasião, Evaldo Antonio Kuiava, Reitor da Universidade de Caxias do Sul, entregou para Irmã Elena Ferrarini, presidente da AESC, e Irmã Celsa Zucco, Diretora do CAM, placa em reconhecimento pelos 35 anos de serviços prestados aos migrantes na cidade de Caxias do Sul. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu