Profissionais do Hospital Santa Ana vibram com a alta de José Ariovaldo, ‘seu Juca’, mais um paciente a superar a Covid-19 / Foto: Comunicação AESC

Foi trajando bombacha e boina, com o punho direito fechado e erguido, ao som de uma gaita animada, que José Ariovaldo Silva Xavier, 64 anos, celebrou sua alta após intenso tratamento para vencer a Covid-19. Ele deixou o Hospital Santa Ana, na manhã desta quarta-feira, 26 de maio, após 79 dias de internação, superados com a atenção e o carinho de equipes multidisciplinares de saúde de Porto Alegre.

‘Seu Juca’, como é conhecido, foi internado inicialmente no Hospital de Pronto Socorro, no auge recente da pandemia no RS, em março. Chegou a ficar intubado, na UTI. Em abril, foi encaminhado, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, para o Hospital Santa Ana, mantido pela AESC, onde ainda necessitou de cuidados na UTI. Após um mês, houve a transferência para um leito de enfermaria, em 6 de maio, até sua completa recuperação.  

Afeição às tradições gaúchas

Esposa, sobrinhos e amigos tradicionalistas de seu Juca foram buscá-lo e celebrar a vitória / Foto: Comunicação AESC

Tradicionalista, seu Juca integra o Piquete Tchê Mais Campeiro, de Viamão. Os sobrinhos Inajara e João Batista, que presenciaram a alta e organizaram o momento musical na porta do Hospital, levaram o amigo gaiteiro Valdecir Chamurro, para a comemoração. Eles dizem que têm por hábito participar de acampamentos, valorizar e seguir os costumes gauchescos.

Durante a saída, a esposa, Marlene dos Santos, descreveu seu sentimento de gratidão e alívio: “é muito emocionante ver a recuperação dele, com a ajuda de todos os funcionários, enfermeiros, médicos. É maravilhoso. Graças a Deus ele está saindo vencedor da Covid-19”.

“Tô tomando sol”

Ainda em frente à porta do Hospital, acompanhado dos familiares, amigos e profissionais da saúde que fizeram questão de lhe conduzir e aplaudir até a despedida, seu Juca conversou, em uma chamada de vídeo, com seu filho mais velho, Miguel, que mora em Santa Catarina: “Tô indo embora! Tô na rua. Já tô tamando sol!”. As lágrimas de quem estava por perto foram a reação mais espontânea em um novo desfecho de superação da Covid-19.

Deixe uma resposta

Fechar Menu