Irmãs Gertrudes Bordignon e Líbera Lusa abrem série de vídeos semanais divulgados em julho

Hoje, 1º de julho, dia dedicado à cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, é lançado o primeiro vídeo em reconhecimento ao legado da Bem-Aventurada Madre Assunta Marchetti. As protagonistas são as Irmãs Gertrudes Bordignon, do Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa, e Líbera Lusa, do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres. Ambas dedicam suas vidas à saúde.

Conheça a história e o milagre de Madre Assunta no Hospital Mãe de Deus

Dos seus quase 77 anos, Madre Assunta viveu 53 no Brasil, com a missão de salvar vidas, das mais distintas formas. Uma delas, foi pela atenção às pessoas doentes, seja em unidades de saúde ou em comunidades, assim como os profissionais da AESC fazem hoje, nos quatro hospitais (Mãe de Deus e Santa Ana – em Porto Alegre -, Santa Luzia – em Capão da Canoa -, e Nossa Senhora dos Navegantes – em Torres) e nos quatro CAPS AD da mantenedora, todos na Capital. 

Madre Assunta em ação no RS

Há cerca de um século, em 1919, Assunta Marchetti estava no Rio Grande do Sul, mais precisamente em Nova Bréscia, e descreveu sua passagem por lá dessa forma:

“Nesta nova missão em Nova Bréscia (…) tive que tratar muitas pessoas com problemas de saúde, ferimentos, infecções, casos de urgência; também assisti muitos partos. Alguns dos casos eram até muito graves.”

Inspiração para Irmãs Gertrudes e Líbera

Declarações com esta serviram de inspiração para muitas jovens que se tornaram missionárias scalabrinianas. Neste primeiro vídeo da série de três, o tema é “Itinerância em Saúde”. Nele, as Irmãs Gertrudes e Líbera contam como Madre Assunta serviu de modelo para ambas, em sua jornada voltada a cuidar das pessoas, especialmente as enfermas, onde elas estivessem necessitando.

Vocação, escolha profissional e itinerância como valor da Congregação integram as falas dessas competentes e carismáticas irmãs que estão conosco diariamente, transmitindo ensinamentos por meio de suas vivências.

Educação e Responsabilidade Social

A Associação Educadora São Carlos atua em 6 cidades no RS, com mais de 4 mil funcionários, em 12 unidades nas áreas de Saúde, Educação e Responsabilidade Social, além de um escritório central em Porto Alegre. Todos os segmentos farão parte da série de vídeos com irmãs que realizam suas missões.

No dia 8 de julho, será lançado o vídeo Itinerância em Educação e, em 15 de julho, estará disponível o conteúdo audiovisual com o tema Itinerância em Responsabilidade Social, que na AESC representa a atenção à causa dos migrantes, que originou a Congregação, no ano de 1895.

Deixe uma resposta

Fechar Menu