No próximo dia 1° de julho, quinta-feira, às 15h15min, a AESC lança a série de vídeos “Missão Itinerante: legados de Madre Assunta”, no ano em que é celebrado o 150° aniversário do seu nascimento e no decorrer dos 125 anos da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.  

A data e horário remetem ao ano de 1948, quando morreu, aos 77 anos, a bem-aventurada Madre Assunta Marchetti, cofundadora da Congregação. Por tradição, a Igreja Católica consagra a data de falecimento como símbolo de reverência à memória litúrgica de seus expoentes. É considerado o momento de subida ao céu e de encontro com o Criador.

Exemplo de dedicação

Maria Assunta Caterina Marchetti nasceu em 15 de agosto de 1871, em Camaiore, na Itália. Ao lado do bispo João Batista Scalabrini e do irmão Padre José Marchetti tornou-se cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de são Carlos Borromeo – Scalabrinianas, em 25 de outubro de 1895.

No mesmo ano, viajou para o Brasil, ao lado de mais três irmãs, do Pe. Marchetti e dos emigrantes italianos que buscavam uma nova vida na América do Sul. Dedicou sua vida, até 1948, ao cuidado de migrantes, órfãos e doentes, além de fortalecer e expandir as obras da Congregação, formando novas irmãs. Em 15 de agosto de 2021 estaria completando 150 anos de existência.

Madre Assunta Marchetti, cofundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas


A voz das irmãs

Para homenagear a vida e a obra desta mulher audaciosa e inspiradora, sete irmãs, que estão presentes em hospitais e colégios da AESC, foram convidadas a relatar suas experiências de vida e itinerância junto à Saúde, à Educação e à Responsabilidade Social, segmento da mantenedora dedicado à causa da Migração.

Durante o mês de junho, elas acolheram a equipe de Comunicação Corporativa e foram entrevistadas falando sobre família, vocação, escolhas profissionais e o que Madre Assunta representa em suas trajetórias.

Voltando às Origens

A ação Missão Itinerante: legados de Madre Assunta integra um projeto institucional maior, denominado Voltando às Origens. Lançado em 11 de junho, para mais de 130 lideranças das áreas-fim e administrativas, ele tem como objetivo resgatar e partilhar, entre as cerca de 4 mil pessoas que compõem a Instituição, o carisma e a espiritualidade que originaram e caracterizam a Congregação e a AESC desde a fundação.


Itinerância como valor congregacional

Na AESC, os valores da Congregação se transformaram em princípios de ação que permeiam todas as relações estabelecidas de prestação dos serviços, com todos os públicos com os quais a Instituição interage. Entre eles, está a Itinerância, que significa “exercer a mobilidade no tempo, no espaço, na mentalidade e na visão de pessoa humana, igreja e mundo”.

Beatificação

Em 25 de outubro de 2014 houve o Rito de Beatificação de Madre Assunta Marchetti pela Igreja Católica. O comunicado havia sido feito no ano anterior, pela Secretaria do Estado do Vaticano. A cerimônia aconteceu na Catedral da Sé, em São Paulo, cidade onde a religiosa viveu e desenvolveu grande parte do seu trabalho.

Milagre no Hospital Mãe de Deus

A postulação da causa de beatificação de Madre Assunta ocorreu no ano de 1994, após suposta cura milagrosa quando um paciente, depois de sofrer grave parada cardíaca, foi atendido no Hospital Mãe de Deus. Mesmo com todos os cuidados e suporte para reanimação, sua condição se agravou ao ponto de correr risco de morrer.

Uma irmã da Congregação da Venerável Serva de Deus, sabendo da difícil situação do paciente, invocou Madre Assunta, pedindo sua intercessão para a cura. As coirmãs scalabrinianas da comunidade do HMD se uniram em oração com familiares do enfermo. Após transferência para a UTI, o paciente teve uma excelente recuperação, sem manifestar sequelas da grave patologia sofrida.

Este post tem 2 comentários

  1. Bom dia! Que linda história de Madre Assunta! Minha mãe italiana se chamava Assunta! Agora ela vive junto com Nossa Senhora! Paz e luz para todos os envolvidos nessa comemoração!

    1. Oi, Rosa, tudo bem?
      Que bom saber dessa relação afetiva com um nome que é tão importante para nós.
      Te convidamos a assistir os vídeos completos, com os relatos das irmãs que trazem o legado de Madre Assunta Marchetti. Todos estará disponíveis aqui, em nosso site.
      Até mais!

Deixe uma resposta

Fechar Menu