Evento gratuito e aberto ao público marca os 2 anos do Legame – Teleatendimento em Saúde Mental e os mais de 4 mil atendimentos no período

Em abril de 2023, o Legame – Teleatendimento em Saúde Mental, serviço criado pela Associação Educadora São Carlos (AESC), completa dois anos de atuação.

Nesse período, foram mais de 3.300 atendimentos a funcionários e familiares, além de 772 atendimentos a pessoas migrantes e refugiadas, dentro e fora do Brasil, por meio dos serviços de acolhimento da Congregação das Irmãs Missionárias da São Carlos Borromeo-Scalabrinianas.

Para marcar a data e fortalecer o debate científico sobre o tema, será promovido no próximo dia 28 de abril o seminário “As interfaces da Saúde Mental na atualidade”. Gratuito e aberto ao público, o evento online será transmitido em tempo real pelo canal da AESC no YouTube (bit.ly/seminario_legame2anos).

As palestras serão apresentadas pela equipe da linha de frente do Legame, com mediação do supervisor psicólogo do serviço, Eduardo Althaus, e abertura do diretor executivo de Saúde Complementar da AESC, Maximiliano das Chagas Marques.

Palestrantes:

  • Alessandra R. Matzenauer – Psicóloga, especialista em instituições em análise pela UFRGS, pós-graduanda em arteterapia com abordagem junguiana pela Psique Clínica Terapêutica.
  • Fernando M. Araújo – Psicólogo, sociólogo, especialista em literatura brasileira e mestre em sociologia pela UFRGS, mestrando em literatura lusófona na Université de Paris I – Patnthéon Sorbone.
  • Irimara G. Peixoto – Psicóloga, mestranda em Art and Sciences in Women´s, Gender, and Sexuality Studies at Georgia State University Atlanta/ EUA.

Mediação:

Eduardo C. Althaus – Supervisor do Legame, psicólogo e psicanalista, especialista em filosofia e educação, mestre em estudos culturais em Educação pela UFRGS, pós-graduando em Psicanálise, Clínica e Cultura pelo Hospital Santa Catarina/SC, pós-graduando em psicanálise e análise do contemporâneo pela PUCRS.

Legame: Breve histórico

Na AESC, tem-se como premissa o acolhimento e o humanismo – que, na saúde, é expresso pelo cuidado centrado nas pessoas, em um ambiente institucional promotor de afeto, dignidade, resultado e segurança. Assim nasceu o Legame: da percepção de que seus funcionários precisavam de espaço de escuta e apoio.

Os atendimentos começaram pelo cuidado psicológico e psiquiátrico dos funcionários das instituições mantidas pela AESC no Rio Grande do Sul, em abril de 2021: além dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), os hospitais Mãe de Deus e Santa Ana, em Porto Alegre, os hospitais Santa Luzia, em Capão da Canoa, e Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres, e três colégios na Serra e na Região Sul foram contemplados. O serviço teve de imediato grande adesão, estendido de pronto aos familiares.

A partir de setembro de 2021, passou a atender também os imigrantes cadastrados no Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) em Caxias do Sul, braço de responsabilidade social da AESC. Como um grupo também fragilizado pela pandemia, essas pessoas encontraram no Legame um espaço de escuta sensível.

No segundo semestre, o serviço chegou à Argentina, onde a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas mantém o Centro de Atención al Migrante (CAMI), em Buenos Aires; e à África do Sul, com a Bienvenu Shelter, com sede em Joanesburgo.

SERVIÇO:

  • Seminário As interfaces da Saúde Mental na atualidade
  • Data: 28 de abril de 2023 (sexta-feira)
  • Hora: 11h
  • Local: online, no canal da AESC no YouTube
  • Link: bit.ly/seminario_legame2anos
  • Evento gratuito e aberto ao público.

Deixe uma resposta

Fechar Menu