Basta olhar ao redor para vermos que o mundo está muito diferente. Um mundo não-linear, conectado, multidisciplinar e exponencialmente imprevisível. Não linear porque assuntos se misturam e se recombinam. Recebemos uma mensagem pelo Whatsapp, respondemos pelo Facebook, recebemos a tréplica por e-mail.

Tendo consciência de que estamos vivendo em uma nova era, precisamos preparar os estudantes para este novo cenário, seus desafios e sua maneira não- linear e sim exponencial. Por isso, as escolas da AESC colocam em prática, por meio de diversas atividades, em diferentes disciplinas, a aprendizagem ativa. Ela é baseada em solucionar os problemas do cotidiano com ferramentas de sala de aula, o professor atua muito mais como um incentivador e auxilia para que o estudante tenha êxito na sua experiência. “Frente aos modelos de educação que são referência mundial em práticas educacionais de sucesso, entendemos que era necessário migrar de um modelo de ensino no qual o aluno apenas assistia à aula para um modelo que o engajasse e fizesse com que de fato ele percebesse que ele poderia usar aquele ensinamento para a vida”, explica a diretora do Colégio São Carlos de Caxias do Sul, Irmã Sueli Nardin.

Neste modelo, o professor precisa se inteirar da realidade e vincular sua disciplina ao cotidiano do aluno para que a aprendizagem seja significativa. Com a aprendizagem ativa, é possível perceber que conhecimento e informação estão sempre relacionados com a realidade, com a experiência, com as ambiguidades e incertezas do mundo contemporâneo. E, principalmente, que o erro é uma forma de aprendizagem.

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