Um dia repleto de atividades, diversão, interação e promoção do autocuidado permeados por muito acolhimento. Assim foi a quarta edição da Virada Cultural do CAPS AD IV Centro Céu Aberto, ocorrida no dia 21 de dezembro, das 9h às 20h, na sua sede (Rua Comendador Azevedo, 97 – Porto Alegre). A ação do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas celebra anualmente a Portaria do Ministério da Saúde (MS 3588/17) que criou o serviço, pioneiro no Brasil.

Em 2018, essa data mudava a história do cuidado em Saúde Mental no país. Ali, foi aprovada a abertura do primeiro CAPS AD nível IV que, por definição, necessita estar instalado em local de cena aberta de uso de substâncias psicoativas, aberto 24h, 7 dias por semana para acolher, de portas abertas, sem muros ou barreiras, as pessoas que buscam atendimento. 

O CAPS AD IV Centro Céu Aberto atua com equipe multiprofissional, um serviço 100% SUS. Recebe, em sua maioria, pessoas em situação de rua (aproximadamente 85% dos prontuários) que são atendidas em compreendidas em sua individualidade.

Sobre a Virada Cultural

A Virada Cultural ocorre há 4 anos, sempre em 21/12, promovendo Saúde Mental com cultura, arte, diversidade, beleza, redução de danos e afetividade. Em 2022, foram promovidas oficinas de costura, confecção de Abayomi e perna de pau; sessões de cinema e roda de samba. Ao longo das 12 horas de programação houve apresentações culturais, tenda do autocuidado, varal solidário e exposição fotográfica de imagens captadas pelos usuários. O serviço se manteve aberto o tempo todo, enquanto ocorriam as atividades.

Estiveram presentes usuários, familiares, serviços parceiros da rede e movimentos sociais.

Este post tem um comentário

  1. Parabéns pela IV edição!
    Vendo os registros percebo a interação dos usuários na proposta e cuidado da vida.
    Profissionais engajados.

Deixe uma resposta

Fechar Menu