Equipe do Hospital Santa Luzia realiza manobra de pronação, para auxiliar na oxigenação dos pulmões de paciente com Covid-19

A colaboração da comunidade de Capão da Canoa e região para o controle da pandemia é indispensável, especialmente com a proximidade do feriado de Páscoa. A conscientização, solicitada pelos profissionais do Hospital Santa Luzia (HSL), passa pelo autocuidado, prevenção de aglomerações, uso de máscaras em ambientes públicos e higiene frequente das mãos.

Um ano após a chegada da Covid-19 ao RS, o cenário é de extrema atenção, com necessidade de restrição máxima temporária dos acessos à emergência do Hospital. Os atendimentos ocorrem exclusivamente às pessoas em situação mais crítica, como as que ingressam pelo SAMU.

“A Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital Santa Luzia, com sua vocação para a acolhida às pessoas em situação fragilizada, adotou protocolos sanitários que promovem a prevenção, o cuidado atencioso e a recuperação, mas é indispensável a consciência coletiva”, alerta Maximiliano das Chagas Marques, diretor-executivo de Saúde Pública da AESC.

“Além disso, busca-se o diálogo contínuo com entidades e gestores para a articulação com o poder público, com vistas a alcançar melhores resultados na complementação da Rede de Atenção à Saúde, e cuidar da melhor forma das pessoas acometidas por essa doença”, complementa o gestor.

Um ano de atenção plena

Em 12 meses, houve muito aprendizado, dedicação e superação por parte das equipes do Hospital, com pessoas empenhadas em promover o melhor cuidado com a vida. Poder Público, e empresários se engajaram nas iniciativas.  Confira algumas das ações promovidas.

MARÇO/2020: Apelo à empatia: equipes pedem a adesão das pessoas às medidas de distanciamento.

ABRIL/2020: Empresas e parceiros doam Equipamentos de Proteção Individual. Ainda não havia a recomendação do uso de máscaras em todos os ambientes. (Foto)

MAIO/2020: Santa Luzia integra ação Todos pela Saúde. Além de acessar boas práticas de gestão de risco, recebeu 40 mil máscaras cirúrgicas.

JUNHO/2020: Hospital recebe a soma de R$ 78 mil, doação após campanha da Associação Comercial, Industrial e Prestadora de Serviços de Capão da Canoa e Xangri-Lá (ACICC).

JULHO/2020: A união de profissionais do setor mobiliário e da construção civil do município de Capão da Canoa garantiu um novo respirador para atendimento à comunidade da região. (Foto)

Hospital recebe repasse de R$ 125 mil, direcionado pelo deputado estadual Dirceu Franciscon, por meio da portaria estadual 281/2020, para comprados itens de proteção e medicamentos.

AGOSTO/2020: A nutricionista Carolina Kampff orientou, na Rádio Horizonte, sobre bons hábitos alimentares para garantir a saúde física e mental.

SETEMBRO/2020: Enfermeira Renata Christóvão, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, esclareceu, em entrevista à Rádio Horizonte, sobre Segurança do Paciente.  

OUTUBRO/2020: Dr. Luiz Fernando Tavares, diretor clínico do Hospital Santa Luzia, abordou os aprendizados para a área da medicina a partir da Covid-19, e destacou que o SUS sairá mais fortalecido desse momento.

NOVEMBRO/2020: Chegam ao HSL um respirador e itens de proteção com os recursos obtidos na campanha da ACICC, no primeiro semestre, junto à comunidade. (Foto)

DEZEMBRO/2020: AESC informa a população sobre a estrutura do Hospital e incentiva o autocuidado na estação mais quente do ano, com a campanha Verão com Saúde, integrando o Hospital Santa Luzia.

JANEIRO/2021: Após meses de trabalho intenso, as vacinas começam a ser aplicadas nos profissionais da saúde, levando esperança para quem atua no Hospital. Os treinamentos para atender pacientes Covid-19 seguem nos bastidores. (Foto)

FEVEREIRO/2021: Hospital conquista mais 5 respiradores com apoio da Secretaria Estadual da Saúde e municípios da região.

MARÇO/2021: No pior momento na história da pandemia no Rio Grande do Sul, profissionais seguem emprenhados e ala da enfermaria recebe leitos de UTI provisórios.

Entidades seguem colaborando, com a doação de EPIs. (Foto)

Este post tem 5 comentários

  1. Hello would you mind letting me know which hosting
    company you’re using? I’ve loaded your blog in 3 different browsers and
    I must say this blog loads a lot quicker then most.

    Can you suggest a good internet hosting provider at a reasonable price?
    Cheers, I appreciate it!

    My web page :: best delta 8 thc

  2. Excellent blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers?

    I’m hoping to start my own site soon but I’m
    a little lost on everything. Would you advise starting with
    a free platform like WordPress or go for a paid option? There are so many
    choices out there that I’m totally overwhelmed .. Any ideas?
    Kudos!

    Have a look at my web page buy delta 8 thc

  3. Good day! I just wish to offer you a huge thumbs up for the excellent info you have got right here
    on this post. I’ll be coming back to your website
    for more soon. asmr 0mniartist

  4. Quality articles or reviews is the secret to interest the viewers to go to see the website, that’s what this web
    page is providing. asmr 0mniartist

Deixe uma resposta

Fechar Menu