Quarta-feira, 20 de janeiro, 7h50min. O telefone da gerente assistencial Caruline Bauer toca, enquanto ela está chegando ao Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN). Do outro lado da linha, o convite do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Torres para a enfermeira Bianca Fernandes Rocha, 32 anos, ser a profissional do HNSN a receber a primeira dose da vacina Coronavac. Imediatamente, Bianca é acionada e, com a agilidade de quem há dez meses atende pacientes com a Covid-19, deslocou-se até o Centro de Pastoral da Paróquia São Domingos, onde, em um ato simbólico, foi a primeira profissional da saúde do município a ser imunizada.

 

Bianca, sentada, recebe primeira dose da Coronavac: ” Apesar do início da vacinação, não está tudo sob controle”, alerta a enfermeira / Foto: Arquivo Pessoal

“Foi uma surpresa e um alívio”, descreve Bianca, que trabalha no acolhimento e na Emergência. Casada e mãe de Maria Eduarda, 13 anos, e Lorenzo, 8, ela sabe, na pele, o que é ter sua vida impactada pelo novo coronavírus. Preocupada, sempre adotou como medidas de segurança tomar um banho e trocar de roupa antes de entrar em casa, após todas as jornadas de trabalho.

Mesmo assim, em junho, contraiu e viu toda a sua família ter de conviver com a doença. “Tive todos sintomas possíveis: dores no corpo, febre, dispneia, dor de garganta, náuseas, vômito, perda de olfato e de paladar”, recorda. Seus filhos e marido também positivaram, mas os sintomas foram leves e, felizmente, nenhum dos quatro precisou ser internado.

 

Superação e retorno à linha de frente

Passado o período de contágio e de recuperação, Bianca estava lá, de volta ao Hospital, ao lado de sua equipe para ajudar no acompanhamento e tratamento de novos pacientes. Ela testemunhou a evolução da pandemia na linha de frente. “À medida que foram aumentando os casos, os pacientes mais greves começaram a chegar, de Torres e de todos os municípios vizinhos”, relata.

Formada em 2011, tem sua carreira ligada à saúde pública desde o início. Ainda como estudante de Enfermagem, realizou estágio remunerado no Hospital Navegantes. Depois, atuou por 7 anos no Pronto-Atendimento do município de Torres e, há cerca de 2 anos, foi integrada à equipe do HNSN.

Momentos de emoção e empatia

Para Bianca, ver pacientes de Covid-19 irem a óbito gerou tristeza e, por vezes, sentimento de impotência. “Alguns pacientes não evoluíam, apesar de todo o nosso esforço. Ao preparar o corpo, pensávamos nos familiares, que não poderiam se despedir, pelo risco de contaminação. Mas fomos preparados pela Gestão para passarmos por esse momento”, descreve.

 

Esperança e cuidado

“Temos que seguir com fé e esperança de que logo isso vai passar. Torço para que a vacina chegue o quanto antes para todos, mas é importante que as pessoas continuem se cuidando. Apesar do início da vacinação, não está tudo sob controle”, alerta a enfermeira.

A gerente assistencial Caruline Bauer, também lembrará por um muito tempo o início da vacinação. ‘’Foi muito emocionante ver as lágrimas nos olhos da vacinadora. A impressão que tive foi que a primeira batalha contra a Covid-19 estava sendo vencida. Fiquei orgulhosa de ter sido a Bianca a escolhida. Ela foi uma guerreira representando todos nós da linha de frente’’, relata.

 

Imunização gradativa

Além de Bianca, desde o dia 20, mais profissionais têm sido imunizados no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e em outras unidades de saúde da AESC. As primeiras doses da Coronavac, testada pelo Instituto Butantan, com aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e distribuída pelo Ministério da Saúde, também chegaram ao Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, e ao Hospital Santa Luzia, em Capão da Canoa. Gradativamente, a imunização pelas doses disponíveis alcançará todos os profissionais que atuam em Saúde na AESC.

“Agradeço à AESC e à epidemiologia do município de Torres, por me proporcionarem estar entre os primeiros vacinados”

Bianca Fernandes, Enfermeira no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

Deixe uma resposta

Fechar Menu