Com a proposta de ampliar as oportunidades de emprego para pessoas migrantes e refugiadas no Brasil, o Programa Portas Abertas, do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), promove a terceira edição do evento “Café com Empresários” em Caxias do Sul, em parceria com o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) e Espro – Ensino Social Profissionalizante. O evento ocorre no dia 14/10, às 9h, na unidade do FGTAS/Sine de Caxias (R. Bento Gonçalves, 1901 – Centro), para convidados.

Durante o evento, o Conecta, serviço de empregabilidade e meios de vida promovido pelo CAM será apresentado pelo seu responsável, Cleber Luis Santos, com os resultados obtidos e as parcerias estabelecidas. Entre elas, está a Escola Conceito, que promoveu cursos gratuitos à comunidade migrante e refugiada em Caxias do Sul com aulas teóricas no ambiente do CAM e práticas em indústrias locais. As três capacitações ofertadas em 2022 repercutiram na contratação de alunos.   

O Programa Portas Abertas é uma iniciativa que busca melhorar a integração local de pessoas em situação de refúgio ou migração, por meio da inserção laboral, acreditando que o emprego é uma via que garante proteção, integridade e inclusão.

O SJMR apoia as empresas no encaminhamento de currículos que se encaixam nos pré-requisitos estabelecidos, prestando orientação sobre documentação e procedimentos para contratação de migrantes e refugiados, assim como realizando o monitoramento pós-contratação.

Deixe uma resposta

Fechar Menu