Colocar em debate as migrações contemporâneas sob a perspectiva dos direitos humanos e a sensibilizar a comunidade para o tema são os objetivos do 1º Congresso Internacional de Mobilidade Humana e do 4º Simpósio Migrações e Refúgios à Luz dos Direitos Humanos, que ocorrem nos dias 7 e 8 de dezembro, com conferências, debates, apresentação de trabalhos e lançamento de livro. A programação é online.

O evento é uma promoção do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) e da Universidade de Caxias do Sul (UCS). As inscrições para ouvintes são gratuitas, e quem deseja apresentar trabalhos sobre Interface entre Deslocamentos Populacionais e Direito Ambiental, Agências e Resistências Migrantes e Perspectivas Diversas sobre Inclusão Social dos Migrantes paga uma taxa de R$ 50.

Na programação, destaca-se a conferência Mobilidade Humana no Sul da América do Sul: Perspectivas Históricas e Contemporâneas, que contará com a participação da ministra conselheira da Delegação da União Européia no Brasil, Ana Beatriz Martins, e o lançamento do livro Estratégias para Atenção Integral à Saúde de Migrantes Internacionais no Brasil, realizado a partir de parceria entre Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (SES/RS), Organização Internacional para as Migrações (OIM), UCS, CAM, Unisinos e  Faculdade São Francisco de Assis.

A data e os horários de cada atividade podem ser conferidos neste link, no qual também podem ser realizadas as inscrições. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu