A articulação entre o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), mantido pela Associação Educadora São Carlos (AESC), e a Universidade de Caxias do Sul (UCS) deu origem Curso de Capacitação em Regularização Migratória e Atendimento Assistencial a Imigrantes, que teve início em 4 de fevereiro e segue até o dia 28 deste mês. A iniciativa ocorre após a Poder Executivo do Município de Caxias do Sul solicitar o auxílio do CAM para capacitar tecnicamente servidores públicos, funcionários e voluntários de organizações não governamentais da cidade, cuja atuação profissional seja direcionada à promoção da regularização migratória e ao atendimento assistencial de imigrantes. Essa necessidade decorre da pretensão do Poder Público Municipal de criar e consolidar um Centro de Referência em Atendimento ao Imigrante (CRAI).

Servidores públicos e voluntários terão quatro módulos de capacitação, no CAM e na UCS / Foto: Divulgação CAM

O curso também inclui etapas de formação com a participação do Ministério Público Federal (MPF), com a Organização Internacional de Migração (OIM) e com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

A capacitação compreende quatro módulos de formação:

  1. Redes locais, fluxos migratórios e acolhida humanitária (04/02).
  2. Marco legal e governança em matéria migratória (05/02).
  3. Regularização migratória (27/02).
  4. Redes de atuação em políticas migratórias (28/02). 

A atividade tem, ao todo, quatro encontros. Os dois primeiros ocorreram no CAM (Rua Professor Marcos Martini, 1600), e as demais aulas serão ministradas no Bloco 58 do Campus da UCS. O trabalho envolve a Área do Conhecimento de Ciências Jurídicas e o Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Universidade. Sob a coordenação da professora Ana Maria Paim Camardelo e Vagner Gomes Machado, da UCS, as aulas são ministradas por profissionais do CAM.

Deixe uma resposta

Fechar Menu