Comunidade de Nova Bassano e municípios próximos reunidos para debater a causa migratória

No dia 18 de fevereiro, o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) participou do encontro que reuniu representantes de órgãos públicos e da sociedade civil dos municípios de Nova Bassano, Nova Araçá e Paraí, na Serra Gaúcha, para a articulação de uma rede de apoio a migrantes e refugiados na região.

A iniciativa partiu do padre Armelindo Costa, scalabriniano, presente na paróquia local e que percebeu a intensificação do fluxo de migrantes no ano de 2021. Apesar do aumento perceptível de deslocados que procuram essas cidades em razão da oferta de trabalho no setor agropecuário e agroindustrial, inclusive de migrantes brasileiros, a mobilidade frente à fixação de residência ainda é um desafio a ser compreendido.

Com base nos relatos do Pe. Armelindo, muitas pessoas chegam a Nova Bassano e cidades vizinhas sem perspectiva de longa permanência. A dinâmica apresentada é a de vinculação laboral em frigoríficos e outras empresas por prazo inferior a um ano, o que acaba gerando desafios para organizações civis de apoio a migrantes e aos órgãos públicos, como Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), secretarias de Saúde e de Educação, entre outros.

Há uma crescente organização da sociedade civil para a realização de doações de alimentos, roupas e materiais de higiene, mas principalmente para oferecer orientações referentes à regularização migratória e acesso aos serviços públicos, principal demanda dos migrantes internacionais. Nesse sentido, tanto organizações civis como poder público estão dispostos a conjugar esforços para articular uma rede regional focada na garantia de direitos de migrantes e refugiados sediados nessa localidade. Ao todo, 15 representações estiveram presentes no encontro.

Deixe uma resposta

Fechar Menu