No dia 23 de outubro, profissionais da AESC farão a exposição de três trabalhos científicos voltados à Saúde Mental promovidos nos espaços dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) da mantenedora. As apresentações acontecem durante o Encontro Sul 2021 – Resistências do Sul, promovido pela Rede Unida. Neste ano, o tema é “Em Defesa das Vidas, da Democracia e do SUS”. A participação inédita dos CAPS AD trará experiências vivenciadas nos serviços, tanto voltadas aos usuários quanto aos trabalhadores e trabalhadoras. A atividade ocorre online, as inscrições são gratuitas e estão abertas até 21 de outubro neste link: http://www.redeunida.org.br/pt-br/evento/12/menu/inscricoes-sul/.

Temas dos Trabalhos

Trabalho 1: 
“Um espetáculo de segurança, cuidado e afeto – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) no CAPS AD III NHNI – Pernambuco da AESC no Município de Porto Alegre/RS”.

Com a temática circense “eu cuido de você e você cuida de mim”, a equipe de “cipeiros” realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) em 2021, com ações cheias de mágica para os trabalhadores. Foi reforçado que o ato de acolher começa entre os colegas, cuidando uns dos outros e mantendo a diversão com total segurança no ambiente de trabalho, trazendo leveza e afeto para o dia a dia, com a ideia de envolver todos os trabalhadores de uma forma horizontal, onde pudessem se enxergar e produzir cuidado entre si – um espetáculo de segurança, afeto e cuidado.

Autoras: Pâmela Monique Campos, Danara Rodrigues Dall Agnol.

Sipat Circense, no CAPS AD NHNI, será o tema de um dos trabalhos científicos do evento / Arquivo CAPS AD


Trabalho 2:
“Novos olh(AR)es no cuidado em Saúde Mental: abordagens não farmacológicas no CAPS AD III NHNI Pernambuco da AESC no Município de Porto Alegre/RS”.

Com o contexto da Covid-19, foi necessário pensar em estratégias para o seguimento terapêutico, reinventando e refletindo medidas de cuidado

cri(ativo) ofertados aos usuários que acessam o serviço de saúde mental, sendo

construídas ações de cuidado com os usuários em acolhimento noturno no CAPS AD III – NHNI Pernambuco, respeitando o plano de contingência do serviço. Este trabalho trata-se de um relato de experiência diante de abordagens não farmacológicas no processo do cuidado destes usuários no primeiro semestre do decorrente ano.

Autores: Pâmela Monique Campos, Eduarda Bandeira Pereira, Tiago Vieira Medeiros, Fabricio Guimarães Lena, Catia Favreto.


Trabalho 3:
“Projeto MoviMente através das estações nos CAPS AD III e IV da AESC no Município de Porto Alegre/RS”.

Diante da redução dos níveis de atividade física entre a população global, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que estamos vivemos uma

epidemia de sedentarismo que, além de trazer riscos para a saúde física, é gerador de impacto na saúde mental. A prática regular de atividades físicas, além de melhorar o condicionamento físico, também melhora a capacidade cognitiva e diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral. A partir desse contexto, constrói-se o projeto MoviMente através das estações. Este projeto faz parte do plano de cuidado ao cuidador dos CAPS AD III NHNI-Pernambuco, CAPS AD III Partenon – Lomba do Pinheiro, CAPS AD III Sul Centro Sul e CAPS IV Centro Céu Aberto, serviços do SUS, sob gestão da AESC, em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Autores: Julia Giusti, Danielle Vieira Nunes, Frederico dos Santos Leite, Adriano Donin Neto.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu