Primeira experiência ocorreu no dia 3 de junho, em frente ao serviço, na Rua Comendador Azevedo, 97 / Foto: Divulgação

A pandemia de coronavírus desafia diariamente profissionais de diferentes áreas, especialmente no campo da saúde. No entanto, esse período tem se mostrado positivo na elaboração de soluções inovadoras e colaborativas. Nos CAPS AD mantidos pela Associação Educadora São Carlos (AESC), o cuidado à saúde mental tem permitido aprendizados e adição de novas práticas. Na unidade Centro Céu Aberto, por exemplo, a parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre permite o aproveitamento da unidade móvel do órgão no atendimento a usuários em situação de rua. A primeira experiência ocorreu em 3 de junho, em frente ao serviço, na Rua Comendador Azevedo, 97.

O Consultório na Rua, como é conhecido, tem perfil multidisciplinar e, agora, o trabalho visa incrementar o vínculo com os pacientes, tendo sido constituído com as equipes do CAPS AD IV, em articulação com o serviço de saúde da atenção primaria. Para a escolha os lugares visitados, são consideradas áreas que apresentam grande concentração de população usuária de crack, álcool e outras drogas no contexto da Covid-19. Outra iniciativa foi a capacitação realizada pela Equipe de Doenças Transmissíveis da Vigilância Sanitária de Porto Alegre, contemplando vinte enfermeiros dos CAPS.

Conforme Arlete Fante, coordenadora de Saúde Mental da AESC, “esse novo cenário requer de cada profissional decisão rápida e resolutiva para cada nova situação que se apresenta no dia a dia do trabalho. Assim, se, por um lado o distanciamento social foi condição para conter a disseminação do coronavírus, por outro, as novas articulações entre os serviços parceiros na rede SUS foram fundamentais para viabilizar novos aprendizados”, avalia.

Deixe uma resposta

Fechar Menu