Nesta terça-feira, 25 de fevereiro, ocorre o primeiro Carnaval do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD IV) Centro Céu Aberto, localizado na Rua Comendador Azevedo, 97 – Floresta. Com samba-enredo escrito por dependentes químicos usuários do espaço, que também irão participar da bateria, o baile ao ar livre começa às 17h30min e segue até às 20h. A iniciativa tem o apoio do Instituto Cultural Afro-Sul Odomodê, que cedeu os instrumentos musicais.

Profissionais do CAPS AD IV (de camiseta azul) e usuários durante o ensaio / Foto: Divulgação

A ação terá como protagonistas os frequentadores do CAPS AD IV. Um usuário de 60 anos será o intérprete, incluindo marchinhas compostas com seu pai, já falecido. A apresentação será dividida em blocos de ritmos, contemplando samba, marchinhas, reggae, funk e forró. O terapeuta ocupacional Luccas Fonseca, funcionário do local e responsável por conduzir a confraternização, destaca que “não teremos marchinhas racistas, machistas, homofóbicas nem que falem de uso de drogas”, proporcionando um olhar humanizado e respeitoso às pessoas que acorrem aos serviços oferecidos. Ele acredita que “é possível ressignificar o Carnaval e desenvolver um espaço artístico terapêutico cultural”.

Confira uma das letras criadas:

Samba: Imperadores a Céu Aberto

Chega o grande momento, que sonhamos em comemorar
Dia de alegria, no Céu aberto vou me recuperar
Em comunhão com meus irmãos, frequento o grupo, toma medicação
Frequentando o CAPS eu vou rindo e sendo aprendiz
Porque aqui tem uma equipe que me faz feliz

 Comendador Azevedo virou a rua que sigo pro CAPS
Porque aqui a mente é aberta, é os de verdade
De vez em quando dou um rolé, é minha cidade, ando na fé
Respeito mano, mina, tanto faz, se é homem ou mulher (2x)

 Festa na rua é cultura e também saúde mental
Pra completar a alegria, venha você pra este Carnaval (refrão)

 

O CAPS IV AD Céu Aberto está sob gestão da Associação Educadora São Carlos (AESC), trabalho que é monitorado e controlado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  É um serviço estratégico e faz parte do Plano Municipal de Superação da Situação de Rua e do Plano Municipal de Saúde Mental de Porto Alegre. O local recebe, 24 horas por dia, com médico psiquiatra e ampla equipe multidisciplinar, a população em situação de rua relacionada ao uso de crack, álcool e outras drogas, sendo o primeiro dessa modalidade no Brasil.  

A AESC é responsável por mais três CAPS em Porto Alegre: CAPS AD III Partenon – Lomba do Pinheiro, CAPS AD III Sul – Centro Sul e CAPS AD III Noroeste, Humaitá, Navegantes, Ilhas). Juntos, os quatro Centros atenderam a mais de 19.900 pessoas durante o ano de 2019.  

Deixe uma resposta

Fechar Menu