A partir da esquerda: Lucas Battisti (captação de recursos CAM), Padre Leonardo Pereira, Irmã Celsa Zucco (Diretora do CAM) e Adriano Pistorelo (adv. Migrações CAM)

Com objetivo discutir melhorias para acolher migrantes e refugiados de Caxias do Sul e municípios da Serra Gaúcha, o Centro de Atendimento ao Migrante recebeu, no dia 24/03, o coordenador de Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, Padre Leonardo Inácio Pereira.

Durante a reunião, foi apresentado ao visitante um projeto para aprimoramento da acolhida, proteção, promoção e integração das pessoas que escolheram a região para recomeçar suas vidas, buscando esperança e dignidade.

De acordo com o advogado especializado em Migrações do CAM, Adriano Pistorelo, “o encontro promoveu reflexões sobre as migrações em nossa região, levando em consideração as causas, os desafios enfrentados pelos migrantes e as oportunidades que a sociedade pode oferecer para uma melhor integração. A reunião buscou alinhar ações e estratégias com base nos ensinamentos de Paulo Freire, que destacou a importância de criar um ambiente acolhedor e fraterno para aqueles que buscam esperançar em um novo lugar”, ressalta.

Padre Leonardo elogiou o trabalho realizado pelo CAM e ressaltou a importância do apoio da Diocese de Caxias do Sul e da comunidade em geral no acolhimento e integração dos migrantes. Ele também enfatizou a necessidade de promover ações conjuntas e articuladas entre as diferentes organizações envolvidas na causa migratória.

Na avaliação da diretora do CAM, Irmã Celsa Zucco, “essa visita reforça o compromisso da Diocese de Caxias do Sul e do Centro de Atendimento ao Migrante em promover a justiça social e a solidariedade, trabalhando juntos para garantir o bem-estar e a inclusão de migrantes e refugiados na sociedade”.

Deixe uma resposta

Fechar Menu