Ten. Marcos Villar, Adriano Pistorelo, Geraldine Ruffato, Ten. Tokui Moura, Irmã Celsa Zucco e Iurqui da Rocha / Foto: Divulgação AESC/CAM


A equipe do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em Caxias do Sul, recebeu segunda-feira, 23 de agosto, a visita dos tenentes do Exército Brasileiro Marcos Villar e Tokui Moura, que atuam na Operação Acolhida, no estado de Roraima, fronteira do Brasil com a Venezuela. Ambos estiveram acompanhados do coordenador de Projetos da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Iurqui Pinheiro da Rocha.

A passagem pelo CAM teve como objetivo conhecer a estrutura, os serviços ofertados, bem como as desafios e oportunidades no atendimento ao fluxo venezuelano na cidade da serra gaúcha. Participaram da recepção, representando o CAM, a diretora Irmã Celsa Zucco, o advogado de migrações Adriano Pistorelo e a assistente social Geraldine Ruffato.

Operação Acolhida

Coordenada pelo Governo Federal, a partir da Casa Civil, a Operação Acolhida mobiliza 12 ministérios e diversas organizações da sociedade civil e organismos internacionais como resposta ao aumento exponencial do fluxo migratório de entrada de migrantes e refugiados que fogem da crise humanitária na Venezuela. Em agosto, o programa superou a marca de 56 mil migrantes e refugiados venezuelanos interiorizados para 719 cidades brasileiras.

Foto: Divulgação AESC/CAM


Centro de Atendimento ao Migrante

Fundado em 1984, o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), localizado em Caxias do Sul (RS), é um serviço de Responsabilidade Social da Associação Educadora São Carlos (AESC). Traz em seu trabalho a missão e a tradição de 125 anos da Congregação da Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, em atividade no Brasil desde 1895. É referência nacional no acolhimento a migrantes, refugiados e apátridas, com atendimento às suas necessidades de acesso às políticas públicas e regularização migratória, par meio de parcerias e articulação em rede. 

Deixe uma resposta

Fechar Menu