Integração sempre foi uma marca presente entre os profissionais do CAPS AD IV desde a sua abertura, em março de 2019 | Foto: Emmanuel Denauí / Brun Filmes

Comemorando um ano de funcionamento, o CAPS AD IV Centro Céu Aberto é o primeiro Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas na modalidade tipo IV (médicos 24 horas) que funciona no Brasil e já atende mais de 1.300 pacientes. Toda a estrutura, situada Rua Comendador Azevedo, 97, em ambiente acolhedor no Quarto Distrito de Porto Alegre, está voltada a estabelecer vínculos de confiança, levando os valores da Associação Educativa São Carlos (AESC) a populações vulneráveis, em sua maioria, moradores de rua e usuários de álcool e outras drogas.

Considerando a experiência da AESC em saúde e educação, a equipe formada para atendimento no CAPS AD IV começou os trabalhos antes da abertura oficial, em 29 de março de 2019. Para desenhar o espaço e a forma de atendimento, foi realizado um projeto de cartografia e aproximação com a população local que já vivia na região da cidade. Foram envolvidas entidades representativas, associações e entidades que já trabalhavam na região. Em mais de três meses de trabalho, foram aprofundados os conhecimentos preparatórios para a organização do espaço e foram estabelecidos os primeiros vínculos com os moradores de rua e usuários de álcool e drogas, principais populações presentes no entorno.

O maior resultado do esforço dessa cartografia inicial pode hoje ser conferido já na entrada do CAPS: sem cercas ou balcões, no mesmo nível da rua, o espaço se mostra convidativo e acolhedor, com área de convivência para a realização de trabalhos coletivos e individuais. A estrutura física condiz com a proposta do CAPS AD IV de ser, realmente, um “céu aberto”, inserido numa região de Porto Alegre, com áreas de grande vulnerabilidade socioeconômica e concentração da população em situação de rua, de acordo com o Plano Municipal de Saúde.

Acolhimento e atenção aos usuários que recorrem ao local contribui na recuperação das situações de fragilidade social | Foto: Emmanuel Denauí / Brun Filmes

Os valores da AESC vivenciados a cada dia

Para Arlete Fante, gestora de Saúde Mental da AESC, os resultados são decorrentes da proposta da mantenedora: “A escolha, a integração e a capacitação de profissionais; as oficinas de cocriação do espaço; o conceito das passagens de turno; tudo é pensado dentro dos valores da AESC, afirmando sua missão de prover serviços de saúde de qualidade, realizando um trabalho em rede com a cidade, conforme preconiza o SUS, e em diálogo constante com as necessidades advindas dos usuários e das comunidades do entorno”. 

O modelo de gestão do CAPS AD IV, segue, além dos valores AESC, as políticas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, e obedece aos preceitos auditados pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre. “Nossa forma de gestão tem atraído profissionais diferenciados e reconhecimento em nível nacional. Temos estabelecido parcerias educacionais e de pesquisa com importantes instituições, como o Instituto do Cérebro da PUCRS, que mantém uma linha de pesquisa em nossas instalações”.

Em um ano de trabalho, atendendo ao chamamento público da Prefeitura de Porto Alegre, foi consolidada uma prática que vai além de atendimentos individuais. Muitas ações são prontamente realizadas quando da chegada dos usuários em crises graves. Após a abertura do prontuário, é desenvolvido um Projeto Terapêutico Singular, especial para cada paciente. A unidade conta com 20 leitos para tratamento de crises e de casos que necessitem de permanência temporária.

Baseados na escuta sensível e no cuidado continuado, atendimentos individuais e também as atividades coletivas são desenvolvidas pelos profissionais da área de pedagogia, educação física, psicologia, terapia ocupacional e de outras frentes de ação, como a equipe administrativa, as farmacêuticas, os enfermeiros, os técnicos de enfermagem e os médicos psiquiatras e clínico. Ao todo, são 61 profissionais em interação diária com a população vinculada ao serviço e que tem o CAPS AD IV como uma referência para suas questões de saúde e orientações em muitos outros campos da vida, como educação e moradia.

Com um olhar integral e singular para cada paciente, a equipe acompanha os pacientes até quando é necessário encaminhá-los para outros serviços especializados. “Isso gera a confiança e o retorno positivo diário, o que nos faz seguir adiante”, explica o Dr. Felipe Wagner, responsável técnico do serviço. Para o médico, da AESC que trabalha para o CAPS Céu Aberto desde o início, “é exatamente esse cuidado personalizado que derruba barreiras e supera as dificuldades de aproximação, alimentando o vínculo com pacientes fragilizados como, em especial, pacientes transexuais femininas, que estabeleceram um forte vínculo com a equipe da unidade”.

Coronavírus: informação e prevenção   

Atualmente, engajados na prevenção do Coronavírus, as atividades coletivas estão suspensas e foram reforçadas as práticas informativas e de cuidado direto com a população em vínculo com o Centro. Se na chegada ao Centro Céu Aberto já eram oferecidos kits e estrutura para banho, água e alimentações no local; agora até a tomada de medicação ganhou um acompanhamento especial.

O programa Tomada Direta Observada (TDO) oferece a medicação durante as refeições, observa e confere sintomas e realiza cuidados diretos, evitando que o paciente transite com medicamentos. Aos kits de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis foram acrescentados folhetos explicativos sobre o Coronavírus e álcool gel. Todos os kits são entregues com o reforço de informações para o cuidado individual, como a necessidade de lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações. 

As pessoas que procuram o Centro Céu Aberto raramente têm acesso à informação, por isso, de acordo com Danara Dall Agnol, coordenadora do CAPS AD IV, “mais do que nunca, num cenário epidemiológico, a orientação de qualidade é um direito, além do cuidado e do olhar sensível, fundamentais nesse momento. Ampliamos as iniciativas para fazer chegar a todos os nossos pacientes informações claras, sensíveis às condições de cada um”, afirma a coordenadora.  

Sobre o cuidado com a equipe interna de trabalho num momento de crise como a epidemia causada pelo Coronavírus, o Dr. Wagner destaca a capacidade de trabalho do CAPS AD IV: “O suporte dado pela AESC, em equipamentos de segurança e práticas de gestão, nos traz a segurança para continuarmos o trabalho de frente, abertos e seguros para atender com qualidade, estando próximos da população, não somente nesse momento, mas auxiliando nossos pacientes a superarem suas dores e seguirem mais seguros em suas vidas”.

Este post tem 16 comentários

  1. Greetings! Very helpful advice in this particular article!
    It is the little changes that will make the largest changes.
    Many thanks for sharing!

  2. It’s impressive that you are getting ideas from this post as well
    as from our discussion made here.

    Stop by my homepage game sky777

  3. I’m really loving the theme/design of your website.
    Do you ever run into any browser compatibility issues? A small number of my blog
    readers have complained about my site not operating
    correctly in Explorer but looks great in Firefox.

    Do you have any ideas to help fix this problem?

    Here is my site :: lpe88 download

  4. Admiring the persistence you put into your website and in depth information you offer.

    It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t
    the same outdated rehashed material. Fantastic read!
    I’ve bookmarked your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

    Also visit my blog … demo epicwin (Faustino)

  5. Really no matter if someone doesn’t understand after
    that its up to other users that they will assist, so
    here it takes place.

  6. Admiring the persistence you put into your website and in depth
    information you provide. It’s nice to come across a blog every once in a while that isn’t the same old
    rehashed information. Wonderful read! I’ve bookmarked your
    site and I’m including your RSS feeds to my Google account.

  7. Ahaa, its nice discussion on the topic of this piece
    of writing here at this blog, I have read all that, so at this time me also commenting at this place.

  8. I’m impressed, I have to admit. Seldom do I come across a blog that’s both equally educative and entertaining, and
    let me tell you, you have hit the nail on the head.
    The issue is something too few men and women are speaking intelligently about.

    I am very happy I found this in my hunt for something relating to this.

  9. Its like you read my mind! You appear to understand so
    much approximately this, like you wrote the e book in it or something.
    I feel that you just could do with some p.c. to drive the message house a bit, however other than that, this is
    great blog. A great read. I’ll definitely be back.

    my web-site: mega888 game list

  10. Wonderful blog! Do you have any tips and hints for aspiring writers?
    I’m planning to start my own website soon but I’m a little lost on everything.
    Would you propose starting with a free platform like WordPress or go for a
    paid option? There are so many options out there that I’m totally confused ..
    Any suggestions? Bless you!

    Feel free to surf to my webpage game slot aaa1188

  11. I like the valuable info you provide to your articles.
    I will bookmark your blog and test again right here frequently.

    I am fairly certain I will be informed plenty of new stuff
    proper here! Good luck for the following!

    Check out my web site; ok388 game list

  12. What i don’t understood is in fact how you are not really a lot more smartly-preferred than you
    may be right now. You’re so intelligent. You recognize therefore significantly in the case of this topic, made me individually believe it from numerous various angles.
    Its like women and men are not involved except it’s
    something to do with Lady gaga! Your individual stuffs excellent.
    Always deal with it up!

    Here is my page; hengheng2 rollex11

  13. Hi! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site?
    I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at options for another platform.
    I would be awesome if you could point me in the direction of a good
    platform.

    Stop by my web blog live22 download for android

  14. It is in reality a nice and useful piece of info.
    I’m happy that you shared this helpful information with us.

    Please keep us informed like this. Thank you for sharing.

    Have a look at my web blog :: Xe888 Game

Deixe uma resposta

Fechar Menu