A experiência de atuação dos responsáveis técnicos (RT) de Enfermagem nos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) mantidos pela AESC foi destaque, em maio, durante o 2º Congresso Online Internacional Boas Práticas em Saúde Mental. O evento foi organizado pela Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas, e a mantenedora foi representada pela enfermeira Clariana Casagrande, coordenadora do CAPS AD III Sul – Centro Sul.

Conforme Clariana, foi abordada, na modalidade de apresentação oral, o papel e a prática do RT de Enfermagem e o quanto esta atuação qualifica os processos dos CAPS AD III. “A Enfermagem brasileira traz sua inserção no foco hospitalar, e, com o passar do tempo, o escopo de atuação evoluiu nas diversas áreas do cuidado, inclusive na saúde mental.  No que tange às novas inserções, destaca-se a Responsabilidade Técnica exercida nos CAPS AD III mantidos pela AESC, onde o referido profissional coordena, planeja, organiza, executa e avalia os serviços de Enfermagem”, esclarece a profissional. 

 

Atuação na pandemia

Em sua fala, Clariana também abordou a experiência vivenciada na pandemia, enquanto RT de Enfermagem, no CAPS AD III Sul Centro Sul (cargo que ocupou até fevereiro de 2021). Mencionou os desafios que o contexto do novo coronavírus provocou na manutenção do cuidado e do acolhimento do usuário com segurança.

“Essa atuação acentua nossa capacidade de posicionamento crítico e construtivo dos processos. Nos apropria e integra a equipe com o propósito da reafirmação da segurança e excelência dos serviços prestados pelos CAPS AD da AESC”, ressalta Clariana.  

 

Sobre o evento

O Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas tem como missão formar e informar pessoas, profissionais, familiares e estudantes para uma alternativa ao modelo atual da saúde mental centrado em patologias. O 2º Congresso Online Internacional Boas Práticas em Saúde Mental ocorreu nos dias 14 e 15 de maio, com apresentações simultâneas de trabalhos em 18 salas. A exposição do resumo sobre os CAPS AD ocorreu no sábado, 15 de maio, junto à apresentação de trabalhos de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. 

Leia a íntegra do resumo apresentado:

EIXO TEMÁTICO: Boas práticas no CAPS

APLICABILIDADE DA RESPONSABILIDADE TÉCNICA NO EXERCÍCIO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO NOS CAPS AD III DA AESC

 

INTRODUÇÃO: A enfermagem brasileira traz sua inserção no foco hospitalar atendendo assim, as necessidades de saúde do período vivenciado pelo país, e com a sua gradativa expansão foi ampliando seu escopo de atuação e consolidando-se nas mais diversas áreas, dentre elas na saúde mental.

OBJETIVO: Compartilhar relato de boas práticas em serviço de saúde mental.

MÉTODO: Relato de experiência das profissionais dos CAPS AD III da AESC.

RESULTADOS: A composição da equipe multidisciplinar dos CAPS AD III da AESC conta com uma prática inovadora para a realidade dos serviços de saúde mental, o Enfermeiro Responsável Técnico, que possui sob sua responsabilidade o planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de enfermagem.  A atividade exige do profissional conhecimento científico bem como atualização constante frente às demandas, visando decisões assertivas direcionadas ao coletivo da categoria local na condução do processo assistencial e gerencial.  Se faz necessário desempenhar o exercício da profissão, em sua integralidade, assegurando o cumprimento das ações das esferas técnicas e éticas da profissão. O RT reúne a sensibilidade da escuta e da percepção para a consolidação da comunicação efetiva e manutenção das relações humanas bem como para a identificação das necessidades oriundas da assistência e avaliação sistemática da equipe.

No que tange a formação inicial dos futuros profissionais especializados em saúde mental, além da dimensão técnica, validamos a dimensão ética da profissão concomitante à responsabilidade social.  

CONCLUSÃO: Desempenhar a Responsabilidade Técnica em tempos de pandemia por COVID-19 elencou grandes desafios que necessitou de ação, construção coletiva, adequação técnica proporcionando ensinamentos e conquistas.   Contudo, a Responsabilidade Técnica e suas implicações legais nos qualifica enquanto Enfermeiros acentuando a capacidade de posicionamento crítico e construtivo dos processos, contribui para uma atuação profissional com maior apropriação e proporciona a integração da equipe com o propósito da reafirmação da segurança e excelência dos serviços prestados aos usuários dos CAPS AD III da AESC.

Palavras chave: Prática Inovadora; Responsável Técnico; Saúde Mental.

Este post tem 2 comentários

  1. Excelente . Rica vivência que necessita ser compartilhada. Parabéns aos profissionais

    1. Oi, Ana Maria. Obrigado, em nome de nossas equipes de Saúde Mental!

Deixe uma resposta

Fechar Menu