BOLETIM
Até o momento (15/09 – 10h) :
- Internação em Unidade de Internação: 02 suspeitos | 05 confirmados
- Internação em CTI: 02 suspeitos | 01 confirmados
- Internação CTI Neo: 00 suspeitos | 00 confirmados
- Casos confirmados: 11.635 confirmados – resultado acumulado entre pacientes de Emergência e Internação
- Óbitos confirmados: 401
SITUAÇÃO ATUAL
O Hospital Mãe de Deus vem se preparando desde o início de fevereiro de 2020 para o enfrentamento do coronavírus. Para essa preparação foi criado o Comitê COVID, composto pelas principais lideranças da Instituição visando mapear todos os processos, prover insumos, capacitações e contingências para garantir um cuidado ágil, seguro e qualificado a todos os pacientes e aos nossos colaboradores.
Dentro do plano de contingência do Hospital, foram criados níveis de alerta, graduados em 4 níveis (1 para baixo nível de ocupação Covid-19 e 4 para alto índice de ocupação, de acordo com o número total de leitos no hospital), que identificam a capacidade de atendimento de casos de pacientes suspeitos e confirmados de COVID-19 de acordo com nossos recursos materiais, físicos e humanos.
Status atual: NÍVEL DE ALERTA 1
FLUXO DE ATENDIMENTO
Nossos pacientes que buscam atendimento para quaisquer enfermidades, ao acessarem a Emergência, são questionados sobre sintomas respiratórios e, havendo identificação dos critérios para COVID-19, recebem uma máscara e são encaminhados para o Espaço Azul, local especialmente desenvolvido para atendimento das síndromes respiratórias.
Todo caso suspeito é informado para a Vigilância em Saúde, junto com um questionário sobre o estado de saúde. Esta intermediação é realizada pela área de Qualidade e Segurança do Hospital, que está em constante atualização dos protocolos do governo.
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA GARANTIR A SEGURANÇA DE TODOS
Conforme decreto 55.240 de 10 de maio de 2020 é obrigatória a utilização de máscaras
Ao chegar ao hospital realize a higienização das mãos com solução alcoólica no ponto mais próximo de você. Possuímos dispensadores de álcool gel em todas as nossas portas de entrada.
Ao fazer o cadastro você será questionado sobre a presença de sintomas respiratórios, seja verdadeiro nas suas respostas, essa medida visa garantir segurança para todos que circulam em nossa Instituição.
A opção por realizar a pergunta sobre sintomas em detrimento de verificação da temperatura está embasada nos últimos dados publicados onde menos de 40% dos casos conformados de coronavírus apresentaram febre. Dessa forma, acreditamos que a identificação de qualquer sintoma respiratório, mesmo que leve, garanta ainda mais segurança para todos os nossos pacientes, acompanhante e colaboradores
Possuímos uma política de restrição de visitas, que visa a redução da circulação e de aglomeração de pessoas dentro do hospital. Por favor respeite as regras e caso tenha alguma situação particular, não hesite em nos procurar para juntos resolvermos da melhor forma.
ESPAÇO AZUL
Para proporcionar espaços mais amplos para o atendimento, o Espaço Azul – área exclusiva para pacientes com sintomas gripais – passou para dentro do Hospital. Agora, com 5 consultórios e mais espaços para os pacientes durante a jornada de atendimento.
A premissa na mudança foi a permanência de fluxos separados aos demais pacientes que necessitam de atendimento na Emergência, o que acontece já na entrada e saída de pacientes por portas diferentes. Ambas localizadas na Av. José de Alencar. Enquanto a Emergência tradicional permanece no Acesso 2 (porta vermelha), o Espaço Azul usa a porta com sinalização externa em azul.
Local: rua José de Alencar, número 286
Horário: Todos os dias, 24h
Operadoras de saúde:
- AJURIS – Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul
- AMIL – Assistência Médica Internacional S.A.
- AMPRGS – FAS/RS
- AMS PETROBRÁS – Refinaria
- ASSEFAZ – Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda
- BACEN
- Bradesco
- CABERGS – Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande do Sul
- CAF – RBS
- Caixa Econômica Federal CEF – SAÚDE CAIXA
- CASF
- Cassi
- CONAB
- COOPERSINOS
- DOCTOR CLIN
- Embratel
- Golden Cross
- Life
- Mediservice
- Notre Dame
- Omint Serviços de Saúde Ltda
- SAMEISA
- SAÚDE PAS
- SULAMÉRICA Saúde
- SULMED
- Tacchini
- Unimed Federação
- Unimed Porto Alegre
- USISAUDE
*Além dos convênios das operadoras de saúde, o atendimento também é realizado na opção particular no valor de R$250,00 + taxas administrativas.
CENTRO DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM (CDI)
O Hospital Mãe de Deus organizou novos fluxos em seu Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), a exemplo do que vem realizando nas demais áreas. O objetivo é proporcionar maior segurança para pacientes que não estão com sintomas gripas e que necessitam dar andamento em seus tratamentos. Todas as áreas do CDI passaram a ter dois fluxos de atendimentos. Um para pacientes com sintomas gripais com suspeita de COVID-19 e outro para pacientes assintomáticos. Confira:
Ecografia:
- A estrutura localizada dentro do Hospital será exclusiva para atendimentos via Emergência.
- Para os pacientes eletivos e pacientes sem sintomas gripais, o atendimento será realizado, a partir de 1/4, na unidade localizada no subsolo do Centro Clínico Mãe de Deus na rua Costa, número 30. Com isto, os pacientes não acessam o Hospital.
Tomografia e Ressonância: Todos os pacientes com exames agendados são contatados previamente e questionados sobre sintomas respiratórios. A entrada de pacientes sem sintomas gripais ocorre pelo Acesso 1, na Av. José de Alencar.
Para os pacientes com sintomas gripais que necessitam realização de tomografia possuímos uma sala e um tomógrafo exclusivo para atendimento a esses pacientes. Na ressonância magnética, caso seja necessário realizar exames de pacientes com sintomas gripais é aplicado um protocolo de utilização de equipamentos de proteção individual por parte das equipes e de desinfecção rigorosa do equipamento e de todo o ambiente.
Centro de Terapia Endovascular: os ambientes onde são realizados os procedimentos vasculares, cardíacos, neurológicos e de radiologia intervencionista, também contam com atendimentos distintos, paramentação dos profissionais de saúde e higienização dos equipamentos e ambientes.
Planejamento de Radioterapia: todo o planejamento de Radioterapia é desenvolvido no espaço do PET-CT, fora do fluxo de atendimento de pacientes suspeitos de COVID-19.
Em todos os atendimentos eletivos o paciente é contatado anteriormente e questionado sobre possuir sintomas respiratórios. Quando identificado algum sintoma gripal, existe uma reavaliação da necessidade de realização ou adiamento de seu exame validado com o médico solicitante. Havendo a necessidade de realização, o paciente passará para o fluxo especial, destinado a portadores de sintomas gripais. Após os exames, os equipamentos e o ambiente passam por um protocolo rigoroso de limpeza e desinfecção.
RESTRIÇÃO DE VISITAS
Tendo em vista a Pandemia de COVID-19 e frente às recomendações de restrição à circulação social para reduzir a curva de transmissão, o Hospital Mãe de Deus vem por meio desse comunicado restringir as visitas em todas as áreas da Instituição.
Abaixo seguem as recomendações por área:
-
- CTI Neonatal: Não é permitido visitas no CTI Neonatal. É permitido somente a entrada dos pais em horários alternados. É obrigatória a triagem de sintomas respiratórios dos pais na entrada do CTIN;
- Maternidade: Liberada a entrada de um acompanhante e apenas um visitante por dia.
- Visita Maternidade: mediante agendamento
- Centro Obstétrico: liberada apenas um acompanhante.
- CTI adulto não covid: liberado um visitante por turno das 9 às 21h, nos leitos covid 1 visita pela manhã e 1 a tarde (por 15 minutos)
- Unidades de Internação ( covid e não covid): liberado apenas um visitante por dia das 8 às 18hs no período de uma hora e apenas um acompanhante e/ou cuidador se houver necessidade conforme critérios pré-definidos;
- Serviços Cirúrgicos: liberado apenas um acompanhante na sala de espera;
- Emergência: liberado um único visitante por dia no período de uma hora e apenas um acompanhante e/ou cuidador se houver necessidade conforme critérios pré-definidos;
- Serviços de imagem: sem acompanhante exceto para aqueles pacientes previsto em lei;
- Serviços de Oncologia Clínica e Radioterapia: liberada a entrada de apenas 1 (um) acompanhante.
As crianças menores de 14 anos e as pessoas sintomáticas não terão entrada permitida.
Nas áreas COVID-19 vide política específica de visitas.
Exceções:
- Em situações de final de vida, a coordenação da área deverá ser acionada para liberação de mais visitantes.
EXAME DE DETECÇÃO
Desde que a pandemia do coronavírus iniciou, surgiram diferentes possibilidades de testes para diagnóstico da COVID-19. Por conta disso, várias dúvidas podem surgir a respeito de qual teste seria mais adequado, qual a precisão de cada um e quais os significados dos termos técnicos utilizados.
Confira a explicação sobre cada tipo de teste disponível no Laboratório do Hospital Mãe de Deus:
Molecular (RT-PCR e RT-PCR Genexpert)
O teste Molecurar RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA (da molécula) do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe. Realizado em sistema aberto (amostra analisada em três setores), com sensibilidade de 100%. Se houver material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento e traduzido em resultado positivo.
No HMD, o exame pode ser realizado através de consulta no Espaço Azul (emergência destinada a pacientes com síndrome gripal). A coleta deve ser realizada preferencialmente a partir do terceiro dia após o início dos sintomas e até o décimo dia, pois ao final desse período, a quantidade de RNA tende a diminuir. Ou seja, o teste RT-PCR identifica o vírus no período em que está ativo no organismo, tornando possível aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso em questão.
O teste molecular (RT-PCR Genexpert) auxilia pacientes e profissionais da saúde com precisão e agilidade. Realizado em sistema fechado (único equipamento), com sensibilidade de 92,6% . A coleta do exame para pacientes ambulatoriais é realizada por agendamento. Os horários disponíveis são de segunda a sexta, das 13h às 18h, com prazos de entrega em até 12h para pacientes ambulatoriais e da Emergência e 6h para pacientes internados.
Sorologia
A sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgG e IgM (metodologia Quimioluminescência) em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente. Para que o teste tenha maior sensibilidade, é recomendado que seja realizado, pelo menos, 10 dias após o início dos sintomas. Isso se deve ao fato de que produção de anticorpos no organismo só ocorre depois de um período mínimo após a exposição ao vírus.
Realizar o teste de sorologia fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo. Por isso, para realizar o exame é necessário o pedido médico. Em caso de resultado negativo, uma nova coleta pode ser necessária, a critério médico. É importante ressaltar, ainda, que nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2 desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentam nenhum sintoma. Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram COVID-19 confirmada por PCR.
Testes rápidos
Estão disponíveis no mercado dois tipos de testes rápidos: de antígeno (que detectam proteínas “do” na fase de atividade da infecção) e os de anticorpos (que identificam uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus). A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta.
No entanto, a maioria dos testes rápidos existentes possuem sensibilidade e especificidade muito reduzidas em comparação as outras metodologias. O Ministério da Saúde aponta que os testes rápidos apresentam uma taxa de erro de 75% para resultados negativos, o que pode gerar insegurança e incerteza para interpretar um resultado negativo e determinar se o paciente em questão precisa ou não manter o isolamento social.
Como o teste rápido não possui a mesma sensibilidade que os demais métodos, é importante ter a orientação e o acompanhamento de um médico.
Os testes rápidos para COVID-19 são similares aos testes de farmácia para gravidez. No caso do teste para COVID-19, faz-se uso de uma lâmina de nitrocelulose (uma espécie de papel) que reage com a amostra e apresenta uma indicação visual em caso positivo.
Para não ficar dúvidas, confira perguntas frequentes que recebemos:
Quais são os exames que temos disponíveis?
- MOLECULAR (PCR): Internados e via Espaço Azul, após avaliação médica. Ambulatoriais apenas para alguns convênios.
- SOROLOGIA: Ambulatorial, Emergência e internados.
- TESTE RÁPIDO: Ambulatorial, Emergência e internados.
Quais as principais diferenças?
- MOLECULAR (RT-PCR): Padrão ouro, mais específico e sensível. Pesquisa o DNA do vírus. Realizado em sistema aberto (amostra analisada em 3 setores), com sensibilidade de 100%.
- MOLECULAR (RT-PCR Genexpert) – Realizado em sistema fechado (único equipamento), com sensibilidade de 92,6%
- SOROLOGIA: Pesquisa de anticorpos IgG e IgM por metodologia Quimioluminescência.
- TESTE RÁPIDO: Pesquisa de Anticorpos IgG e IgM por metodologia Imunocromatográfica. Teste validado pelo Laboratório Fleury.
Quando coletar? (Melhor período)
- MOLECULAR (PCR): entre o 3º e 10º dia após o início dos sintomas
- MOLECULAR (RT-PCR Genexpert): entre o 3º e 10º dia após o início dos sintomas
- SOROLOGIA: A partir do 10º dia do início dos sintomas.
- TESTE RÁPIDO: A partir do 10º dia do início dos sintomas.
Em quanto tempo fica pronto?
- MOLECULAR (PCR): 5 dias ou 120h
- MOLECULAR (RT-PCR Genexpert): em até 12h para pacientes ambulatoriais e da emergência. Internados em até 6h.
- SOROLOGIA: 2 dias
- TESTE RÁPIDO: 2h.
Aceita convênio?
- MOLECULAR (PCR): Sim.*
- MOLECULAR (RT-PCR Genexpert): Não.
- SOROLOGIA: Não.
- TESTE RÁPIDO: Não.
Qual valor particular?
- MOLECULAR (PCR): R$ 360,00
- MOLECULAR (RT-PCR Genexpert): R$ 450,00
- SOROLOGIA: R$ 300,00
- TESTE RÁPIDO: R$ 415,00
Fonte da matéria: Fleury, Medicina e Saúde, parceiro do Hospital Mãe de Deus.
Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3230.6000.
Convênios habilitados para atendimento e realização do exame tipo molecular (PCR)*
Operadoras:
- AJURIS – Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul
- ALLIANZ
- AMIL – Assistência Médica Internacional S.A.
- AMPRGS – FAS/RS
- AMS PETROBRÁS – Refinaria
- ASSEFAZ – Fundação Assistencial dos Servidores do Ministério da Fazenda
- BACEN – BANCO CENTRAL DO BRASIL
- BRADESCO
- CABERGS – Caixa de Assistência dos Empregados do Banco do Estado do Rio Grande do Sul
- CAF – RBS
- Caixa Econômica Federal CEF – SAÚDE CAIXA
- Care Plus
- CASF – BANCO DA AMAZONIA
- CASSI – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil
- CONAB
- COOPERSINOS
- DANAMED
- DOCTOR CLIN
- EMBRATEL – CLARO
- FUSEX – Fundo de Saúde do Exército
- GKN
- GOLDEN CROSS
- MEDISERVICE
- NOTRE DAME
- OMINT
- PESQUISA ONCO
- SAMEISA
- SAÚDE PAS
- SULAMÉRICA Saúde
- SULMED
- TACCHINI
- Unimed Federação
- Unimed Porto Alegre
- USISAUDE / USIMINAS
Convênios habilitados para atendimento e realização de exames tipo DETECÇÃO COVID 19, TESTE RÁPIDO COVID 19, COVID 2019 ANTICORPOS IgG IgM e COVID TESTE MOLECULAR RÁPIDO:
- Dana
- GKN