Uma nova solução foi desenvolvida para beneficiar os pacientes da UTI do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN), em Torres. A equipe de costura e o serviço terceirizado de fisioterapia criaram, neste mês de fevereiro, um dispositivo inovador, com base em outros modelos, para ajudar na prevenção de uma sequela conhecida como “pé de bailarina”, que ocorre devido à posição dos pés no leito. Após ficarem acamados por longos períodos, a tendência é que pacientes desenvolvam esse problema por não terem como firmar a planta do pé, o que enfraquece a musculatura dos membros inferiores. Com o tempo, isso prejudica as caminhadas. Para prevenir, eram realizadas contenções com coxins (pequenas almofadas), mas a alternativa era considera pouco efetiva.

“Iniciamos o projeto, em conjunto com a equipe de fisioterapia (terceirizada), procurando equipamentos de reabilitação para os pacientes da UTI. Me solicitaram um dispositivo que auxiliasse na prevenção do ‘pé de bailarina’ ou ‘pé equino’. Alguns modelos foram cogitados, mas o custo seria alto. Então, levei fotos como sugestão para a equipe da costura e, no mesmo dia, já estávamos testando. Depois do segundo ajuste do protótipo, chegamos ao resultado final”, explica a gerente assistencial Aline Silveira. Todos os pacientes da UTI já se beneficiam da novidade.

Participaram da iniciativa as costureiras Lurdes Alves e Simone Antoniak, no setor liderado pela supervisora de Operações Janaina Guimarães, e a fisioterapeuta Roberta Bauer. A equipe de costura do HNSN é responsável pela produção de uniformes, lençóis, coxins, reparo em todo enxoval da rouparia, confecção de campos cirúrgicos e de contenções (para pacientes), identificação (serigrafia) para alguns itens do enxoval adquirido pronto e confecção de capas para guarda de equipamentos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu