Conhecer a mídia brasileira, entender como ela se relaciona com os temas da migração e do refúgio, e saber como orientar a produção de conteúdo sobre o assunto estão entre as propostas do curso Capacitação para a Mídia: Dicas de Comunicação para Atores Ligados à Temática Migratória que será oferecido nos dias 23, 25 e 27 de maio, de forma gratuita e online. A atividade integra o ForMigra, Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados promovido pelo Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), em Caxias do Sul, e cinco universidades.

Ministrada pelo jornalista com experiência no tema Rodrigo Borges Delfim, a capacitação é realizada em parceria e com certificado da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Os encontros ocorrerão das 9h às 11h, de forma online.

São convidados a participar acadêmicos de Direito e da Comunicação e servidores públicos, funcionários e voluntários de organizações não governamentais que atuem no atendimento assistencial de imigrantes. As inscrições podem ser feitas até 20 de maio pelo site bit.ly/ForMigraMidias.

Para o palestrante dos encontros, a questão migratória é uma pauta muito presente, tanto nas falas dos agentes públicos quanto nos meios de comunicação:

“Isso demanda dos atores que lidam com a temática, tanto no poder público quanto na sociedade civil, uma preparação para atender os veículos de comunicação. É muito importante, portanto, que entendam como podem utilizar a comunicação para potencializar internamente suas ações, mas também para ajudar o público externo, como jornalistas de grandes jornais, revistas, sites especializados.”

Delfim ressalta ainda que, ao orientar a mídia no uso dos termos corretos, na busca de abordagens mais humanas, esses atores também contribuem para a desconstrução e a derrubada de estereótipos na temática migratória.

Anote aí:

Capacitação para a Mídia: Dicas de Comunicação para Atores Ligados à Temática Migratória

Quando: 23, 25 e 27 de maio, das 9h às 11h

Onde: Google Meet, em link a ser divulgado aos inscritos

Quanto: gratuito

Palestrantes: jornalista com experiência no tema, Rodrigo Borges Delfim é mestrando em Comunicação Social e escreve para o site Migramundo.

Inscrições: bit.ly/ForMigraMidias

 

Sobre o ForMigra

Em formato online e gratuito, o ForMigra é um Programa de Formação e Capacitação em Mobilidade Humana e Deslocamentos Forçados promovido pela Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinianas, por meio do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), de Caxias do Sul, e cinco instituições de Ensino Superior (IES): Universidade de Caxias do Sul (UCS), Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Seu objetivo é aprofundar o tema da migração e do refúgio, ainda em mais evidência com a guerra na Ucrânia, considerada a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. O projeto de extensão, que tem alcance nacional, planeja oferecer, durante o ano, pelo menos 20 cursos, em diferentes tópicos, voltados a servidores públicos, funcionários ou voluntários de entidades assistenciais ou ONGs que atuem em prol de migrantes e refugiados, universitários que estudem os temas e demais interessados de todo o país.

Deixe uma resposta

Fechar Menu