Hospital Mãe de Deus foi destacado em ranking internacional

O ano de 2020 foi com certeza atípico para todos, ainda mais para as instituições de saúde. Mesmo com um dos maiores desafios já enfrentados nos últimos anos, o Hospital Mãe de Deus não deixou de dar andamento ao seu planejamento estratégico com muita inovação, acolhimento e resolutividade.

Iniciamos o ano com o reconhecimento da revista norte-americana Newsweek, em parceria com a Statista Inc. – empresa global de pesquisa de mercado de dados ao consumidor – que colocou o Hospital Mãe de Deus no ranking dos melhores hospitais do mundo, na oitava colocação no Brasil.

E com o objetivo de levar conhecimento e informações sobre as principais dúvidas em relação à saúde dos nossos pacientes e da comunidade em geral, o Hospital lançou o Podcast Hora da Consulta.

Em março ainda, com a chegada do novo coronavírus ao Rio Grande do Sul, providenciamos uma página exclusiva para fornecer informações à população e mostrar as ações de combate à Covid-19 no Hospital Mãe de Deus e nas outras unidades de saúde da AESC, mantenedora do Hospital.

Para nossos pacientes, criamos um ambiente, denominado Espaço Azul, para atendimento de casos com sintomas gripais. A estrutura possui recepção, triagem, dois consultórios e coleta de sangue para exames complementares.

Em abril, o Hospital Mãe de Deus passou a contar com dez novos leitos para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI), totalizando 60 leitos em CTI com capacidade de atendimento ampliada em 20%. A nova demanda gerou a criação de 52 novos postos de trabalho, entre técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros, nutricionista, fisioterapeuta e auxiliar de farmácia.

Sempre em busca das melhores soluções para seus pacientes, principalmente num momento onde o distanciamento social é recomendado, o Hospital Mãe de Deus investiu em uma plataforma de telemedicina que facilitou a consulta à distância.

Em maio, em meio ao maior desafio da saúde mundial dos últimos anos, prestamos uma homenagem aos profissionais que são fundamentais para nossa instituição: enfermeiros e técnicos de enfermagem.

Dando continuidade ao planejamento estratégico, a Unidade Carlos Gomes passou por uma reestruturação: com espaços renovados, oferecendo mais conforto e praticidade para o paciente e acompanhante, passou a contar com o Pronto Atendimento de Traumatologia e Ortopedia.

Sempre prezando pela segurança de nossos pacientes e de nossos funcionários e com o objetivo de assegurar que todas as diretrizes protetivas contra a Covid-19 fossem bem aplicadas, a Brigada Covid foi criada. Todos os dias, profissionais visitam as unidades assistenciais e administrativas do Hospital Mãe de Deus, orientando as equipes sobre as medidas de proteção e identificam as áreas com bandeiras de nível de criticidade.

 

Para comemorar os 41 anos do Hospital Mãe de Deus, completados dia 1º de junho e, respeitando o período de pandemia, a instituição promoveu um momento de alegria e leveza com a Live Cultural da banda Tributo a Tim Maia, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais no Youtube e Facebook. Além da uma trilha com os sucessos de Tim Maia, foi apresentado o primeiro episódio da websérie Especializado em Resolver.

Com o objetivo de tornar a experiência do paciente a melhor possível na instituição e disseminar cada vez mais esta cultura em todas as áreas, o Hospital Mãe de Deus implantou o sistema HFocus, que viabilizou o acompanhamento diário da avaliação dos pacientes durante toda a jornada.

Uma grande parcela da população que procura o Hospital Mãe de Deus tem mais de 60 anos. Pensando neste público, a instituição criou um serviço de Geriatria para atendimentos de pacientes internados e ambulatoriais.

Com o objetivo padronizar todos os processos que envolvem a assistência de Enfermagem da instituição, a área de Enfermagem, juntamente com a área de Tecnologia e Soluções da AESC, construiu o Histórico e Exame Fisco Eletrônicos para a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Com ela, todos os processos de cuidado dentro da instituição passam a estar disponíveis de maneira digital, para que eles sejam uniformes em todas as áreas.

Em outubro, Dr. Rafael Cremonese, que exercia o cargo de diretor de Operações do Hospital Mãe de Deus, assumiu a função de diretor geral, acumulando as duas funções. Esta mudança permitiu uma continuidade no trabalho de governança corporativa que vem sendo realizado no Hospital, com foco na concretização do Planejamento Estratégico 2020-2025, apresentado no início do ano.

“Como manter a qualidade e segurança em tempos de pandemia?”. Esse foi o tema do 2º Fórum de Qualidade e Segurança do Hospital Mãe de Deus (HMD), realizado dia 4 de dezembro, em formato online. O evento, que contou com o patrocínio da Pfizer, foi transmitido pelo Youtube e pela página oficial do Hospital no Facebook.

E dezembro também foi marcado pelo fim de uma importante obra promovida pelo Hospital Mãe de Deus em suas instalações. Foi entregue a Unidade de Internação do 7° andar Alfa – a última etapa da reforma iniciada em maio, em toda a unidade. Ao todo, foram 4.856,47 m² de área revitalizada, com 113 leitos.

Centro Integrado de Oncologia

O ano de 2020 trouxe importantes conquistas para os pacientes oncológicos. Em fevereiro, após vistoria do Ministério da Saúde, o Hospital recebeu o credenciamento para realizar transplantes de medula óssea (TMO). Oito meses depois, em outubro, fruto de muito preparo e de um grande trabalho em equipe, o Hospital Mãe de Deus realizou seu primeiro TMO autólogo.

Em maio, o Centro Integrado de Oncologia firmou uma parceria com a Roche Diagnóstica, divisão do grupo focada em oferecer soluções em diagnóstico, para a implantação e utilização do NAVIFY® Tumor Board, plataforma colaborativa que vem transformando a forma como as equipes de atendimento oncológico na Europa (Suécia, Suíça, Alemanha, Espanha, Holanda e Reino Unido) e Estados Unidos se preparam, conduzem e documentam as decisões de tratamento clínico de seus pacientes.

Dezembro também foi importante para o Centro Integrado de Oncologia (CIO) do Hospital Mãe de Deus, que por meio de um evento on-line que contou com a participação de vários profissionais, divulgou seu reposicionamento no mercado.

As soluções oferecidas pelo CIO possibilitam que cada caso seja tratado de forma integrada e multidisciplinar – envolvendo uma diversidade de especialistas – que, em conjunto, orientam para os melhores tratamentos em cada situação, resultando em uma maior assertividade e uma redução do tempo de início do tratamento.

Deixe uma resposta

Fechar Menu