Grandes projetos, reconhecimento atualizações e novos planos para o futuro. O ano de 2023 no Hospital Mãe de Deus foi marcado por diversas entregas estratégicas, essenciais para o futuro da instituição.

O ano já iniciou com a aquisição de importantes equipamentos para a área de neurocirurgia, com o Neuronavegador Curve Navigation (Brainlab) (foto) e o Microscópio Kinevo 900, e de ecografia vascular, com o ACUSON Redwood 2.0 Ultrasound System, da Siemens. Também em janeiro, o Escritório de Valor em Saúde foi premiado pela DRG Brasil, plataforma de gestão de Governança Clínica, como um dos melhores cases de Value-Based Health Care (VBHC) – Atenção à Saúde Baseada em Valor.

Fevereiro contou com a entrega da primeira fase da obra de ampliação e atualização da Unidade Carlos Gomes (foto). Nessa etapa, foram entregues dois novos consultórios no pronto atendimento de Traumatologia e Ortopedia, duas salas cirúrgicas, uma sala de pequenos procedimentos, boxes individuais de espera e preparação para os procedimentos e uma nova recepção, com vista para uma área de bosque e integrada a hotel, além de novo fluxo para entrada de pacientes. 

Já em março a novidade foi o Tomógrafo Espectral de Dupla Energia GE Revolution, um dos mais avançados do mundo, capaz de oferecer exames ainda mais precisos e seguros com uma drástica redução da dose de radiação emitida pelo aparelho, cerca de 10 vezes menor do que de outros tomógrafos atuais. No mesmo mês, o Mãe de Deus foi mais uma vez reconhecido como um dos dez melhores hospital do Brasil no ranking da revista Newsweek, que avalia as melhores instituições de saúde do país e do mundo.

Maio foi o mês de olhar para a cultura institucional. Para isso, foi lançada a campanha Conectar para acolher, para fortalecer e disseminar os valores da Congregação as Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo-Scalabrinias pelo Mãe de Deus e pelas demais unidades e serviços mantidos ou geridos pela AESC.

Em seguida, em junho, a Unidade de Diálise renovou os seus equipamentos, com a chegada de 12 novos dispositivos, entre eles 4 Frenesius 5008 S Cordiax, capazes de realizar, além da hemodiálise tradicional, a hemodiafiltração de alto fluxo online (HighVolume HDF), técnica que utiliza uma tecnologia muito avançada e capaz de trazer diversos benefícios para o tratamento, incluindo a redução da mortalidade.

Junho também é mês de comemoração no Mãe de Deus. No aniversário de 44 anos da Instituição, foram convidados colaboradores, médicos do Corpo Clínico e pacientes a celebrar esse momento marcante com uma campanha que relembrou a importância da maturidade para entender cada vez mais a prioridade do HMD: transformar a vida das pessoas cuidando da saúde com acolhimento e qualidade.

As atualizações seguiram em agosto com a chegada da nova ressonância magnética Signa Pioneer 3.0T Bore 70cm, da GE, traz mais conforto para pacientes e, por meio de inteligência artificial, maior precisão e rapidez nos resultados de exames. Além disso, no mesmo mês, a nossa Emergência Cardioneurológica recebeu o selo Platinum no WSO Angels Awards, mais alta certificação para o cuidado do AVC entre instituições do Sul do Brasil.

A solidariedade esteve em foco no mês de setembro. Para colaborar com as regiões atingidas pelas enchentes provocadas pelo ciclone extratropical no Estado, os colaboradores e médicos do HMD se reuniram para contribuir com a recuperação do local, em especial a Escola São José, da congregação das Irmãs Scalabrinianas, mantenedora do Hospital.

Esse acolhimento, que faz parte do dia a dia do Mãe de Deus, passou a ser ainda mais celebrado com o lançamento do Programa Histórias de Acolhimento, que aconteceu também no mês de setembro. O projeto premia mensalmente com o troféu Ir. Lucia Boniatti as ações dos profissionais que todos os dias se superam e acolhem nossos pacientes

Reconhecimento também foi a palavra no mês de outubro. O Congresso Nacional de Hospitais Privados, considerado um dos maiores da área da saúde do Brasil, homenageou a  presidente, Irmã Lucia Boniatti, pelo seu envolvimento e dedicação à área da saúde, à frente da Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Mãe de Deus. A cerimônia de entrega do reconhecimento ocorreu durante a abertura do evento, com a fala da Ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, e comoveu o público, que aplaudiu de pé.

Em outubro, ocorreu ainda a oficialização da parceria entre a Unisinos e o Mãe de Deus. Com isso, o Hospital recebeu os alunos da Escola de Saúde, que terão as instalações do HMD como campo de prática e outras vantagens e colaborações entre as instituições.

Para fechar o ano, houve uma das grandes entregas de 2023. Em novembro, foi inaugurada a nova Unidade Carlos Gomes. Um espaço todo renovado e ampliado, com estrutura premium para o atendimento aos pacientes. Entre as novidades estão a MEDglas, primeira sala da América Latina que une tecnologia e conforto tanto para o médico quanto para o paciente, além de 15 salas cirúrgicas com adesivagem imersiva, pronto atendimento de Traumatologia e Ortopedia, recepção integrada com hotel, salas de recuperação com leitos premium e lounge com estação de trabalho para acompanhantes.

Deixe uma resposta

Fechar Menu