O modelo de saúde privada da AESC, por meio do Hospital Mãe de Deus, traz entre seus princípios e valores o conhecimento – traduzido no alto nível técnico do corpo clínico e profissionais de assistência; a inovação – com estrutura e serviços de referência internacional; a humanização, a qualidade e a segurança, que se alinham ao propósito de cuidar da saúde das pessoas. O ano de 2019 apresenta, em fatos e resultados, uma amostra importante do impacto do trabalho permanente pela excelência. O projeto de expansão do Hospital, as certificações JCI, ONA e American College of Radiology, bem como a cooperação com o A.C.Camargo Cancer Center integram essas realizações.

Projeto de Expansão do Hospital Mãe de Deus

Plano Diretor

Em janeiro, houve o lançamento do projeto de expansão do Hospital Mãe de Deus, com investimento inicial de R$ 144 milhões. A inciativa aumentará em 30% a capacidade de atendimento do complexo, beneficiando diferentes áreas e especialidades clínicas, em um total de 37 mil metros quadrados de área ampliada. O projeto encontra-se em fase de definições arquitetônicas complementares, para posterior encaminhamento junto aos órgãos públicos. A obra deve ser concluída em 2024.

Ao anunciar o projeto, a AESC tem como objetivo qualificar e diversificar ainda mais os serviços do Hospital Mãe de Deus, que vêm sendo aperfeiçoados nos últimos anos em um movimento marcado por mudanças de governança clínica e estratégica de negócio. O investimento irá proporcionar uma medicina moderna com conforto e acesso a novas soluções assistenciais.

Comemoração dos 40 anos teve evento no Teatro do Bourboun Country / Foto: Brun Filmes

Aos 40 anos, um hospital Especializado em Resolver

No ano em que comemorou quatro décadas de trajetória, o Hospital Mãe de Deus reforçou seu compromisso com a sociedade divulgando o projeto de expansão e seu novo posicionamento: “Especializado em Resolver”. A programação de 40 anos iniciou em maio, com um evento exclusivo para os funcionários, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. Em junho, houve uma missa na Catedral Metropolitana de Porto Alegre, um evento no Hospital e a celebração na Associação Leopoldina Juvenil, com um jantar para o corpo clínico, parceiros, poder público, pacientes e imprensa.

Tumor Board com equipes HMD e A.C.Camargo Cancer Center

Cooperação com o A.C.Camargo Cancer Center

O Centro Integrado de Oncologia Mãe de Deus assinou, no primeiro semestre, um acordo de cooperação médico-científica com o A.C.Camargo Cancer Center, referência internacional no diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa em oncologia. O acordo oferece aos pacientes de câncer do Sul do Brasil ampliação das linhas de cuidado com a doença e acesso a tratamentos raros. A parceria tem como objetivo avançar em discussões, trocas de informações e parâmetros que permitam implementar o desenvolvimento dos cuidados com a doença. O benefício se estende a toda população do Sul do país, com cooperação em atividades de ensino, pesquisa e formação de corpo técnico e clínico, benchmarking operacional entre as organizações, intercâmbio de melhores práticas de governança e entre os profissionais.

Momento de celebração pela conquista da acreditação JCI

Acreditações: JCI, ONA e ACR

O Hospital Mãe de Deus conquistou, pela terceira vez consecutiva, a acreditação da Joint Commission International (JCI), maior e mais antiga agência verificadora da qualidade e segurança em saúde do mundo. Desde 2012, o Hospital mantém esta acreditação, que é avaliada a cada três anos. No mundo, 660 hospitais são acreditados e, no Brasil, 36 instituições, entre as quais apenas 40% possuem o mesmo estágio de maturidade de acreditação do Hospital Mãe de Deus (três ou mais acreditações).

O Hospital também conquistou novamente a Acreditação Nível 3 com Excelência da Organização Nacional de Acreditação – ONA. Acreditado desde 2002 e, em nível 3, desde 2006 o Hospital tem o nível mais alto de excelência em qualidade de gestão e segurança assistencial.

O HMD recebeu, ainda, o Selo Ouro de acreditação da American College of Radiology (ACR) pelo seu serviço de Tomografia por Emissão de Pósitrons, mais conhecido como PET-CT. Após ter sido o primeiro hospital da América Latina a adquirir o novo PET-CT GE Discovery IQ com 5 anéis, agora a instituição é a segunda da América Latina a receber esta importante certificação de qualidade, que possui validade por três anos.

Bênção na reabertura da Maternidade

Reinauguração da Maternidade

Em fevereiro, a Maternidade do Hospital Mãe de Deus foi reinaugurada, concluindo importante projeto de readequação arquitetônica e operacional. A reforma alcançou uma área de 730 metros quadrados da maternidade, que conta com 24 leitos dedicados exclusivamente ao atendimento de gestantes e seus bebês, com acesso controlado e monitorado por câmeras nas 24 horas do dia. As instalações agora contam com mais conforto e acolhimento, com cores suaves, novo mobiliário e uma equipe assistencial formada por profissionais altamente especializados, unidade de terapia neonatal com 20 leitos e atendimento ininterrupto dos profissionais obstetras, aptos a recepcionar a gestante em sua consulta e conduzir o parto, caso opção da paciente ou de seu médico obstetra de consultório.

Deixe uma resposta

Fechar Menu